O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos divulga sua programação

Compartilhe:

28 de setembro de 2022

O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos divulga sua programação

A programação apresenta os temas mais relevantes da atualidade para o setor durante os 03 dias do encontro, que acontece no Royal Palm Plaza Resort.

 

Durante os dias 26, 27 e 28 de outubro, acontece o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2022, com o tema “O Livro que nos une”, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.

O encontro será realizado pela Câmara Brasileira do Livro e conta com o apoio das principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (ABRELIVROS), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

“É uma grande oportunidade de promover a integração, o debate e a geração de conhecimento a respeito do setor editorial, além de identificar diversas ferramentas e ideias que ajudarão os participantes na atualização dos negócios”, diz Vitor Tavares, Presidente da Câmara Brasileira do Livro.

O evento tem como objetivo reunir todas as áreas da cadeia produtiva do livro, pensando em estreitar as relações e dialogar sobre os desafios e soluções para fortalecer o setor. Com a curadoria de Leonardo Neto a programação trará os temas mais relevantes da atualidade.

Os participantes terão várias opções de hospedagem como o hotel Contemporâneo, hotel Anhanguera e no próprio Royal Palm Plaza Resort. A central de atendimento é única, e pode ser contatada através do telefone (19) 2117-8002 ou por e-mail reservas@royalpalm.com.br. Além disso, utilizando o código EELDG2022 os inscritos garantem valores especiais em suas reservas.

A programação traz temas atuais e urgentes para o setor como o cenário político-econômico para os próximos anos, o futuro da distribuição do livro, metaverso e suas oportunidades e ainda propõe a discussão para uma cadeia do livro mais saudável.

Confira a programação do Encontro:

  • 26 de outubro, quarta-feira:

18h – “Como será o próximo Congresso Nacional?”
Encontro com João Carlos Lima (Analista Político e Sócio da consultoria Patri) e Rui Nogueira (Analista Político e Sócio da consultoria Patri). Com a mediação de Fernanda Garcia (Diretora Executiva da CBL).

No dia 26 de outubro, um novo Congresso Nacional já estará em seu estágio final. Os analistas políticos João Carlos Lima e Rui Nogueira, sócios da consultoria Patri, farão uma análise deste novo Parlamento, trazendo à luz os interesses do setor do livro.

  • 27 de outubro, quinta-feira:

09h - “Lei Cortez em debate”
Encontro com Ângelo Xavier (presidente da ABRELIVROS), Dante Cid (Vice-Presidente da Elsevier e Presidente do SNEL), Haroldo Ceravolo Sereza (Diretor da LIBRE), João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP), Marcelo Di Renzo (Vice-Presidente da ABEU), Marcio Tupinambá (Presidente da ABDL), Marcus Teles (Presidente da ANL) e Vitor Tavares (Presidente da CBL).
Os presidentes das principais entidades do livro se reúnem para atualizar editores, livreiros e distribuidores sobre os próximos passos do projeto de lei no Congresso Nacional.

10h15 – “Conectividade e transparência no ecossistema do livro”
Encontro com Daniel Rodrigues (Sócio-gerente e Diretor de TI e Canais Digitais da Livraria Leitura), Eduardo Cunha (Sócio BookInfo), Franciele Silva (Gerente executiva do Grupo Editorial Record), Wendel Almeida (Chefe de Estratégias da Catavento) e mediação de Talita Facchini (Jornalista).
O ecossistema comercial do livro é complexo: depende do bom funcionamento de cada um dos muitos elos, para que tudo aconteça com eficiência e previsibilidade. Nesta mesa, livreiros e editores vão analisar ferramentas tecnológicas que ajudam a criar uma cadeia mais autônoma e que dão ao setor mais transparência e conectividade.

11h30 – “O futuro da distribuição no mundo”
Encontro virtual com José Manuel Anta (Diretor geral da International Publishing Distribution Association - direto da Espanha).
Nesta mesa, o espanhol José Manuel Anta, diretor geral da International Publishing Distribution Association, faz um panorama da distribuição no mundo, fala sobre o seu futuro e apresenta aos brasileiros a plataforma de matchmaking criada para dar respostas às questões entre livreiros e editores.

14h30 - “Pacto por uma cadeia do livro mais saudável”
Encontro com Lizandra Almeida (CEO da Editora Jandaíra), Marcos da Veiga Pereira (Presidente da Sextante e Vice-Presidente da SNEL), Marcus Teles (CEO da Livraria Leitura), Paulo Victor (Diretor da Inovação Distribuidora) e mediação de Leonardo Neto (Curador).
O futuro do livro depende de um bom funcionamento de todas as engrenagens que compõem o seu ecossistema: editoras, distribuidoras e livrarias. A quebra de um dos elos pode comprometer todo o mercado. Nesta mesa, diferentes players discutem um pacto por uma cadeia do livro mais saudável.

16h45 - “Cadeia produtiva: sinergia entre editoras e gráficas”
Encontro com Carlos Roberto Jacomine (Presidente da Plural Gráfica e Editora, ABRO e Diretor da ABIGRAF), Clóvis Castanho (Especialista em Ferramentas de Inovação), Reginaldo Soares Damasceno (Diretor da FTD e ABIGRAF), com mediação de João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP) e Ricardo Marques Coube (Presidente do SINDIGRAF-SP).
Neste painel, vamos abordar temas relevantes que fortalecem a conexão entre gráficas e editoras: revisão da norma técnica para livros didáticos e as possibilidades de inovação e interatividade do livro impresso com o mundo digital, trazendo, inclusive, exemplos inspiradores.

18h - “A transformação digital em sala de aula: o uso de materiais digitais em escolas públicas e privadas”
Encontro com Eduardo Kruel (Presidente do Fórum Latino-Americano de Editores Educacionais), Nadja Cezar (Diretora dos Programas do Livro do FNDE), Solange Petrosino (Diretora acadêmica da Santillana) e mediação da Renata Müller (Diretora executiva da Abrelivros)
A profunda transformação digital chegou, de forma incontornável, às salas de aula. Criar um ambiente de aprendizado que acompanha essa transformação é um dos grandes desafios dos nossos tempos. Nesta mesa, será apresentado um panorama internacional de como isso tem acontecido em outros mercados e também as realidades brasileiras tanto nas escolas públicas quanto nas privadas.

  • 28 de outubro, sexta-feira:

09h10 – “TikTok para editoras e livrarias”
Encontro com Diego Moreno (Senior Content Partnership Analyst no TikTok), Rafaella Machado (Editora executiva da Galera Record e Sócia do Grupo Editorial Record), Raul Henrique Skug Ferreira (Leitura Campinas) e mediação de Maju Alves (Coordenadora de Novos Negócios na Editora Planeta).
O TikTok tem se destacado como uma plataforma potente na divulgação de livros e no engajamento de leitores. A comprovação se vê nas listas dos mais vendidos, que passaram a ter presença garantida de livros que fazem sucesso na plataforma. Como as editoras e livrarias podem emergir nesse novo mundo?

10h15 – “Do vinho para o livro: como o mercado do vinho se popularizou nos últimos anos e quais lições podemos tirar disso?”
Encontro com Suzana Barelli (Colunista de vinhos no O Estado de S. Paulo).
As indústrias do vinho e do livro guardam muitas semelhanças. Desde 1990, a indústria do vinho passou por uma transformação no Brasil, e, desde então, tem se popularizado e já se pode falar em uma "cultura do vinho" no país. Como resultado, o consumo per capita é crescente ano a ano. Neste bate papo, Suzana irá passar as potenciais lições que o livro pode tirar desse crescente mercado.

11h30 – “ESG (meio ambiente, social e governança) e o livro”
Encontro com Dante Cid (Vice-Presidente da Elsevier e Presidente do SNEL), Juliano Griebeler (Diretor de Sustentabilidade da Cogna), Luciano Monteiro (Diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana e Vice-Presidente da CBL), e mediação de Lana Pinheiro (Editora de ESG na IstoÉ Dinheiro).
Mais do que uma sigla, o ESG se tornou sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade das empresas, e é um compromisso das organizações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste debate, será analisado como as empresas do livro podem aderir a essas políticas e quais as vantagens competitivas nesse movimento.

14h30 – “Oportunidades para editores e livreiros no metaverso”
Encontro com Eduardo Acquarone (Especialista em Inovação) e Gabriela Dias (Especialista em Inovação)
Uma das hipernovidades que desponta no cenário mundial é o metaverso. O tema parece obrigatório em todas as discussões de negócios. As virtualidades serão complementares às realidades? Haverá uma curva de adoção ou é apenas fogo de palha? Há oportunidades para editoras e livrarias no metaverso? Em uma conversa aberta à imaginação, a mesa abrirá espaço para potenciais debates sobre a mudança que o universo do livro pode sofrer nos próximos anos com o avanço dessa tecnologia.

15h45 - “A era da influência e o comportamento do consumidor atual”
Encontro com Leonardo Godoi (Diretor da ABComm em Campinas) e Nathalie Folco (Head de Estratégia na Edelman)
O comportamento do consumidor mudou. Muitas compras migraram para o digital e as novas gerações têm preocupações socioambientais que pesam na hora de suas escolhas. Nesta mesa, especialistas traçam o perfil desse novo consumidor e mostram o que eles procuram na hora de comprar.

17h – “Livrarias físicas: perspectivas e futuro”
Encontro com Elga Pedri (Diretora das Livrarias Curitiba) e Samuel Seibel (Diretor da Livraria da Vila) , e mediação de Vitor Tavares (Presidente da CBL)
Nos últimos anos, o setor editorial viu crescer a venda de seus produtos pelos canais de e-commerces. Ao mesmo tempo, as livrarias físicas têm exercido um papel histórico e fundamental no ecossistema do livro e têm reflorescido em grandes cidades brasileiras. Qual a perspectiva de futuro desse tipo de negócio? Livreiros respondem.

A programação está sujeita a alterações ou adaptações até a data de realização do evento.

As inscrições para participar dos 03 dias do evento já estão disponíveis, interessados podem se inscrever clicando aqui. O ingresso para não associados custa R$ 660,00. Já para associados e entidades parceiras da CBL, o investimento é de R$ 462,00 (30% de desconto). A hospedagem não está inclusa no valor da inscrição.

Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Cinthia Favilla no e-mail cinthia@cbl.org.br ou pelo telefone (11) 99973-0131.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais