Brasil encerra participação na Feira do Livro de Bolonha com US$ 329 mil em vendas de livros e direitos autorais

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14 de abril de 2022

Brasil encerra participação na Feira do Livro de Bolonha com US$ 329 mil em vendas de livros e direitos autorais

A participação do Brasil na 59ª edição da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha gerou US$ 329 mil em negócios, com a venda de livros físicos e de direitos autorais. A expectativa para os próximos 12 meses é de que as editoras fechem mais US$ 554 mil em direitos autorais e livros impressos. Além disso, também foram estabelecidos 114 novos contatos. Depois de dois anos em formato remoto, a feira voltou a acontecer presencialmente entre os dias 21 e 24 de março, na cidade italiana. 

Pela primeira vez na história do evento, o estande nacional contou com a parceria da Embaixada do Brasil em Roma. O espaço, que recebeu a visita do embaixador Helio Ramos, foi ambiente para encontros entre profissionais do mercado editorial e para a negociação de direitos autorais. 

“Computamos números otimistas com a nossa participação em Bolonha, que demonstram crescimento de vendas desde o período pandêmico. Além disso, é gratificante ver como as editoras do Brasil estão mais bem preparadas a cada ano para as negociações com editores internacionais”, afirma o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares.

Nove editoras nacionais representaram o Brasil no evento, entre elas Callis, Girassol Brasil, Melhoramentos, Ôzé, Jujuba, Editora do Brasil, Todolivro, Pallas e Ateliê da Escrita. A delegação contou com o apoio do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“É fundamental ter uma boa participação na Feira de Bolonha. O segmento é extremamente competitivo e tem um papel catalisador no que tange ao desempenho da literatura infanto-juvenil e na criação do hábito de leitura para esse público. Com certeza nossa delegação estava preparada e aproveitou todo o suporte do Brazilian Publishers para fechar negócios na feira”, conclui Fernanda Dantas, gerente de Relações Internacionais da CBL e gerente do projeto Brazilian Publishers.

O estande do Brasil também contou com uma exposição exclusiva e inteiramente dedicada ao catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, um projeto pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que busca conscientizar crianças e jovens de todo o mundo por meio de livros e da literatura. A mostra virtual trouxe informações sobre os 175 livros brasileiros selecionados para o clube.

 

Programação do Brasil em Bolonha

Além da delegação, Fernanda Dantas também esteve na Feira de Bolonha e participou do painel “Translation Forum: Hot Topics in Translation Rights” sobre literatura brasileira e tópicos em alta em direitos de tradução. O painel contou, ainda, com a moderação de Emma House, consultora administrativa do Oreham Group, e a participação de mais dois convidados: a tradutora literária britânica Ruth Ahmedzai Kemp e o autor e antólogo bilíngue Lawrence Schimel.

Karine Pansa, vice-presidente da International Publishers Association (IPA) e diretora da CBL, foi uma das convidadas da mesa intitulada “Taking Stock: Where Does Global Publishing go from here?” (Fazendo um balanço: para onde vai o mercado editorial global a partir daqui?). A programação teve também a presença de mais três personalidades do mercado editorial global: Bodour Al Qasimi, presidente da IPA, Alison Tweed, CEO da Book Aid International, e Jose Manuel Anta, diretor da International Publishing Distribution Association (Associação Internacional de Publicação e Distribuição).

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

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