Brazilian Publishers lança catálogo de livros e direitos autorais brasileiros

Compartilhe:

25 de agosto de 2021

Brazilian Publishers lança catálogo de livros e direitos autorais brasileiros

O Brazilian Publishers — programa de internacionalização do mercado editorial brasileiro, realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — acaba de lançar as edições 2021/2022 de seu tradicional Catálogo de Livros e Direitos Autorais. 

O material apresenta títulos brasileiros com direitos disponíveis para o mercado internacional. Desta vez, o lançamento é realizado por meio de três catálogos, segmentados nas seguintes categorias: livros infantis e infantojuvenis, que reúne títulos de 25 editoras; ficção e não-ficção, contemplando livros de oito editoras; e livros Livros científicos, técnicos, acadêmicos e religiosos, também apresentando as obras de oito editoras. Os catálogos já estão disponíveis na língua inglesa, e, em breve, também terão suas versões para o espanhol. 

Outra novidade em relação aos anos anteriores é a disponibilização do material no formato e-pub, que facilita a leitura em mídias digitais. Além disso, os catálogos também podem ser lidos em formato PDF. De acordo com Fernanda Dantas, gerente executiva do Brazilian Publishers, as expectativas de lançamento são as melhores: “esse é um material extremamente importante para as editoras brasileiras que buscam alcance internacional. É a ferramenta ideal para a divulgação da produção editorial brasileira, por isso neste ano inovamos o formato”. 

A gerente ainda acrescenta dizendo que a ideia de separar o catálogo por categorias irá facilitar ainda mais a divulgação digital. “Lançar nosso catálogo em categorias foi uma decisão estratégica. Agora, editoras especializadas têm um material mais segmentado, facilitando a consulta e compartilhamento online”. 

Os livros dos catálogos foram muito bem recebidos pela crítica e pelo público. Um bom exemplo é “A vida não é útil” e “Ideias para adiar o fim do mundo”, ambos de Ailton Krenak e publicados pela Companhia das Letras. Outros já provaram seu valor em outros países, como títulos da Arole Cultural, que encontraram um público curioso pelas religiões afrobrasileiras. São várias obras de diversos gêneros que mostram brasilidade a cada página, independente do idioma. 

 

Mais literatura brasileira

Ainda em setembro, o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa irá lançar catálogo com recomendações de 175 livros de autores brasileiros, com uma seleção que contempla títulos de editoras participantes do Brazilian Publishers. O objetivo do clube é selecionar conteúdos para crianças e jovens de 6 a 12 anos, relacionados com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o clube é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da Ibby, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), com patrocínio da Leiturinha e apoio do Brazilian Publishers.

 

Acesse os catálogos de livros e direitos autorais do Brazilian Publishers e confira as principais obras do mercado brasileiro em seus diferentes segmentos:

 

Catálogo de livros científicos, técnicos, acadêmicos e religiosos

Catálogo de livros infantis e infantojuvenis

Catálogo de ficção e não-ficção

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais