Dante José Alexandre Cid assume a presidência do Instituto Pró-Livro

Compartilhe:

31 de maio de 2021

Dante José Alexandre Cid assume a presidência do Instituto Pró-Livro

Para o próximo biênio o desafio será a defesa e o apoio às ações de fomento à leitura e de acesso ao livro.

 

O Instituto Pró-Livro - IPL (www.prolivro.org.br) criado em 2006 pelas entidades do livro (ABRELIVROS, CBL e SNEL) com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, tem um novo presidente. Dante José Alexandre Cid assume a presidência da instituição pelo biênio 2021- 2023, com o objetivo de dar continuidade às ações de incentivo à leitura promovidas pelo IPL.

Dante, vice-presidente do SNEL, substitui José Ângelo Xavier de Oliveira, atual presidente da ABRELIVROS, que presidiu o IPL de 2019 até o momento.

Sobre a sua gestão, Angelo pontuou que: “É difícil medir as contribuições e os resultados neste período, em especial, porque sofremos com o abalo da pandemia em 2020, mas quero destacar o lançamento da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2020. Essa edição, realizada em parceria com o Itaú Cultural, ouviu mais de 8 mil brasileiros com mais de 5 anos, em 2019, sobre seus hábitos e dificuldades para ler. O estudo foi amplamente divulgado e gerou muitos debates no final de 2020, ao identificar uma redução no percentual de leitores entre 2015 e 2019. Em 2019, também lançamos a Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares, para demonstrar a importância das bibliotecas na aprendizagem dos alunos do ensino básico e da Retratos da Leitura, em eventos do livro. Esta, também em parceria com o Itaú Cultural. Acredito que a legitimidade conquistada pelas pesquisas Retratos da Leitura seja um bom termômetro da importância das ações do IPL junto ao governo e à sociedade civil, orientando políticas públicas e projetos. Mas, também é preciso destacar a importância do Prêmio IPL Retratos da Leitura, que aconteceu em 2019”. Leia AQUI a entrevista de Angelo, na integra.

Dante, durante o mandato que inicia em maio/21, pretende dar continuidade ao trabalho de Ângelo Xavier, mas, frente à difícil conjuntura socioeconômica e o prolongamento da pandemia que estamos vivendo, entende que “toda a sociedade deve reavaliar abordagens que considerávamos consolidadas. Isto se aplica certamente ao ecossistema do livro e todos os seus atores. Minha gestão, que se inicia justamente neste contexto, terá como prioridade otimizar o papel do IPL nesta nova realidade, refletindo sobre possíveis mudanças, estratégias e parcerias que possam auxiliar na continuidade (ou amplificação) desses projetos, reforçando sua relevância para toda a sociedade”.

Destaca a importância da pesquisa Retratos da Leitura ao oferecer um amplo diagnóstico sobre o comportamento leitor do brasileiro e o lançamento do livro Retratos da Leitura no Brasil, em 2021, confirmando que o IPL vai continuar a guiar-se pelo permanente desafio de desenvolver e apoiar ações voltadas a valorizar e incentivar a leitura e o acesso aos livros pelos brasileiros. Um dever assumido pelas entidades do livro, que represento, como responsabilidade social orientada pela crença de que a melhoria nos indicadores de leitura, de educação e de inclusão cultural da população são essenciais para o desenvolvimento humano e social de uma nação. Acesse a entrevista de Dante, na integra.

 

DIRETORIA IPL

CARGO NOME

ENTIDADE

Presidente Dante José Alexandre Cid SNEL
VP Administrativo Vitor Tavares da Silva Filho CBL
VP Técnico José Ângelo Xavier de Oliveira ABRELIVROS
1a. Secretária Karine Gonçalves Pansa CBL
2.º Secretário: Renato Soares Fleischner SNEL
1.º Tesoureiro: Marcos da Veiga Pereira SNEL
2.º Tesoureiro: Jorge Yunes ABRELIVROS

CONSELHO FISCAL

CONSELHEIROS NOME

ENTIDADE

TITULARES Mauro Koogan Lorch SNEL
Maria Cristina R. Swiatovski ABRELIVROS
Paulo Vicente Ruiz de Las Heras Moregola CBL
SUPLENTES Mauro Ribeiro Palermo SNEL
Maria Lúcia K. C. de Queiroz ABRELIVROS
Alfredo Weiszflog CBL

 

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Sendo assim, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê- las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br).

 

Informações à imprensa

Letícia Fernandes – Assistente de Projetos e Eventos

E-mail: eventos1@institutoprolivro.org.br

Celular (11) 95610-5598

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais