Em uma semana, evento teve mais de 1,338 milhão de visualizações e 79% acessaram a plataforma por celular.
A 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, versão digital do maior evento literário da América Latina, atraiu participantes de 90 países durante o período de 7 a 13 de dezembro, com mais 190 horas de programação, 100 expositores, 330 autores nacionais, oito estrangeiros e 114 reuniões de negócios com compradores internacionais. Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal Virtual atraiu participantes de diversos países, como Estados Unidos, Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Japão, Argentina e Bolívia. Devido ao sucesso, a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo manterá todo seu conteúdo e estandes virtuais até 13 de fevereiro de 2021 pela www.bienalvirtualsp.org.br.
Com o tema Conectando Pessoas e Livros, o evento registrou número recorde de participantes às mesas de debates e teve mais de 1,338 milhão de visualizações.
“Esse foi um evento sem precedentes. Pela primeira vez, reunimos pessoas de todo o Brasil e também de diversos países do mundo nessa grande festa que é a Bienal. Tivemos recordes de acesso aos debates.”, afirma Vitor Tavares, presidente da CBL.
Nos sete dias, além dos acessos para assistir às palestras, o público também acessou a plataforma para comprar livros, visitar estandes de livrarias e editoras e profissionais do mercado editorial puderam fazer negócios. O evento também permitiu que o conteúdo fosse mais acessível, garantindo uma Bienal mais inclusiva. Além de ser gratuito, o evento ofereceu tradução simultânea e Libras em suas palestras.
O formato digital revelou também o comportamento de navegação do público: quase 79% dos acessos foram feitos por celulares e 1% por tablets, o que facilitou a participação e compartilhamento por redes sociais. Outros 20% foram de acessos por desktop.
A escritora Iris Figueiredo, que foi mediadora da mesa “Thalita Rebouças - 20 anos de carreira” e participou do debate “Escrevendo para jovens em diferentes mídias”, destacou o diferencial da Bienal Virtual. "Nesse momento tão difícil que estamos vivendo, foi muito bom ter um espaço para falar sobre livros e ver a Bienal romper fronteiras. Leitores que nunca participaram puderam ter a oportunidade de assistir aos bate-papos. A Bienal sempre foi muito importante pra mim, tanto como leitora quanto autora, então participar da programação como autora pela primeira vez foi inesquecível!", explica a autora de “Céu sem estrelas”.
A 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo homenageou o centenário da obra de Agatha Christie e contou com a booktuber Madame Agatha Killer como mediadora da mesa que reuniu Bel Rodrigues, Raphael Montes e Tito Prates:
“Foi muito enriquecedor e falamos do impacto mundial das obras. Para mim, uma booktuber de alcance pequeno, foi muito importante poder ser vista por um público tão amplo. Foi incrível que o evento tenha se reinventado nesse tempo de pandemia e tenha nos proporcionado essa experiência virtual. Mal posso esperar pela próxima edição”, diz Madame Agatha.
A 1ª Bienal Virtual do Livro de SP contou com Pólen®, um produto Suzano, e a Bic como patrocinadores do evento.
Confira algumas matérias que saíram na mídia:
Jornal Nacional - https://globoplay.globo.com/v/9086124/
SPTV - Ao vivo - https://globoplay.globo.com/v/9081318/programa/
CNN: https://www.youtube.com/watch?v=YUgr4ieVo5w
Rádio Cultura: https://cultura.uol.com.br/radio/programas/de-volta-pra-casa/2020/12/07/144_de-
SBT Ribeirão Preto com entrevista do @Vitor Tavares a partir de 53 minutos: https://web.facebook.com/sbtrp/videos/1251249345245441/
Rádio cultura:https://cultura.uol.com.br/radio/programas/de-volta-pra-casa/2020/12/08/145_bienal-do-livro-de-sao-paulo-ganha-edicao-virtual.html?fbclid=IwAR2rEDyQYaYoSgWWNNDMSq2LkPqjL5faBfxPelXrl6lgmrtyHUrQm6cMn7I
Jornal da Record: https://www.youtube.com/watch?v=dq5VeH3WyiE&ab_channel=JornaldaRecord
Rede TV
https://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/redetvnews/videos/cultura/bienal-do-livro-e-realizada-de-forma-virtual-em-2020
Rede Difusora
https://www.facebook.com/watch/?v=215964576759630/
Clique aqui para ver outras entrevistas e matérias do evento.