Solo para Vialejo, de Cida Pedrosa pela Cepe Editora é o Livro do Ano do 62º Prêmio Jabuti

Compartilhe:

26 de novembro de 2020

Solo para Vialejo, de Cida Pedrosa pela Cepe Editora é o Livro do Ano do 62º Prêmio Jabuti

Em sua primeira versão digital, o prêmio também homenageou a escritora Adélia Prado. Confira esses e outros destaques do Prêmio Jabuti 2020

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou hoje, dia 26 de novembro, os vencedores do 62º Prêmio Jabuti. Pela primeira vez em formato totalmente digital, a premiação contemplou obras em 20 categorias divididas em 4 eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. A jornalista paulistana Maria Júlia Coutinho foi a mestre de cerimônias do evento.

A autora pernambucana Cida Pedrosa, com a obra Solo para Vialejo foi a grande vencedora do Livro do Ano de 2020 e, além da estatueta, receberá o prêmio de R$ 100 mil. Cida nasceu em Bodocó, na região do Sertão do Araripe, em Pernambuco e tem sete livros de poemas publicados. Além da obra vencedora do Jabuti, Cida também escreveu Claranã (2015) e As filhas de Lilith (2009). Os poemas deste último foram transformados no curta-metragem Olhares sobre Lilith, dirigido por 26 vídeo-artistas pernambucanas. Cida ainda tem participação em antologias de poemas e contos no Brasil e exterior.

Os autores premiados em cada uma das 20 categorias também levaram a estatueta e o valor de R$ 5 mil cada, exceto a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que recebe só a estatueta. Os editores das obras vencedoras também ganharam a estatueta do Jabuti.
Para conferir a lista completa dos premiados, clique aqui.

“É uma alegria poder celebrarmos os livros, todos os profissionais que fazem parte de uma cadeia tão produtiva e criativa e, claro, todos os leitores. Juntos, escrevemos mais um capítulo memorável na história do Jabuti, do mercado editorial e da leitura no país”, comenta Vitor Tavares, presidente da CBL.

Em cada uma das categorias estavam cinco finalistas revelados pela CBL no dia  05 de novembro. As obras foram avaliadas por um time de 60  jurados, especialistas nas respectivas áreas que fazem parte do Jabuti. Esses profissionais foram escolhidos por meio de consulta pública e validados pelo conselho curador do prêmio, composto por Camille Mendrot, Cassius Medauar, Marcos Marcionilo e Mariana Mendes.

A escritora brasileira Adélia Prado foi homenageada como Personalidade Literária da edição 2020, e a atriz Mariana Ximenez recitou trechos dos poemas de Adélia, considerada também uma das mais importantes poetisas nacionais. A 62º edição do Prêmio Jabuti foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da CBL. Veja e reveja a cerimônia clicando aqui.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais