PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM À LÍNGUA PORTUGUESA

Compartilhe:

1 de maio de 2018

PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM À LÍNGUA PORTUGUESA

Evento: Dia Internacional da Língua Portuguesa

Filosofia e lusofonia de Agostinho da Silva

Data: 04/05/18

Horário: 19h

Local: Consulado Geral de Portugal

Entrada: gratuita e livre

 

Mais detalhes:

Por ocasião das comemorações do dia da Língua Portuguesa, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o SESC-SP e apoio institucional do Museu da Língua Portuguesa e do Itamaraty, realiza evento sobre o filósofo e ensaísta luso-brasileiro Agostinho da Silva (1906-1994).

 

Agostinho teve um papel fundamental na criação de pontes entre Europa, África e América. Viveu no Brasil entre 1944 e 1969, onde participou da fundação da Universidade Federal Fluminense, em Niteroi, da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e da Universidade de Brasília e do seu Centro Brasileiro de Estudos Portugueses, entre outras. Cria também o Centro de Estudos Afro-Orientais na Universidade Federal da Bahia, além de idealizar o Museu do Atlântico Sul, em Salvador. Após regressar a Portugal, colabora em diferentes periódicos de Portugal e do Brasil, publica ensaios e livros e participa de projetos acadêmico-culturais na Fundação Calouste Gulbenkian, no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa e em diferentes instituições de ensino superior.

 

Release do evento:

A mesa, que irá ocorrer no dia 04 de maio, às 19h, no Consulado Geral, propõe revisitar a trajetória e as ideias de Agostinho da Silva, filósofo português radicado no Brasil de 1947 a 1969, desde os projetos educativos que desenvolveu em Portugal, em pleno regime salazarista, até o desenvolvimento de seus projetos em nosso país, onde aplicou algumas de suas concepções filosóficas. Dentre elas, uma noção particular sobre a lusofonia, que previa a integração entre os países de língua portuguesa, ultrapassando fronteiras políticas e culturais. O debate tem como ponto de partida o premiado documentário Agostinho da Silva – Um pensamento vivo (2006), do cineasta e roteirista brasileiro João Rodrigo Mattos, um dos fundadores da Docma Filmes, em Salvador, e também diretor de Trampolim do Forte, seu primeira longa de ficção. Participam do encontro alguns especialistas na obra do filósofo, como Amon Pinho, professor associado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador associado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa; Romana Valente Pinho, doutora em filosofia pela Universidade de Lisboa, professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa; Luiza Nascimento dos Reis, professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mediação de Francis Manzoni, doutor em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador editorial nas Edições Sesc e presidente da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), da Câmara Brasileira do Livro.

 

Programação:

Debate com explanações dos participantes da mesa:

Amon Pinho

Romana Valente Pinto

João Rodrigues Mattos

Luiza Nascimento dos Reis

 

**

 

Evento: Encontro FLIP no Experimenta Portugal. Hilda Hilst em dois atos

Data: 05/05/18

Horário: 15h

Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Entrada: gratuita e livre

 

Mais detalhes:

Por ocasião das comemorações do dia da Língua Portuguesa, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, realiza um encontro para debater as relações entre a autora brasileira Hilda Hilst e Portugal.

 

Programação:

Conversa entre a curadora da edição de 2018 da FLIP, Joselia Aguiar, e os fotógrafos Fernando Lemos, que recém chegado de Portugal ao Brasil retratou Hilst na década de 1950, e Eder Chiodetto, brasileiro que fotografou a autora em seu ambiente de trabalho em 1999.

 

**

 

Evento: Cine Lusco-Fusco especial Dia da Língua Portuguesa

Data: 05/05/18

Horário: 17h

Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Entrada: gratuita e livre

 

Mais detalhes:

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo dedica a sessão do mês de maio do Cine Lusco-Fusco, ciclo mensal de cinema que apresenta ao público brasileiro o cinema contemporâneo produzido em Portugal, à língua portuguesa

 

Programação:

Exibição do filme “Correspondências”, da realizadora Rita Azevedo Gomes, sobre as correspondências trocadas pelo autores Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena, quando o último vivia em exílio.

 

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais