LER - Salão Carioca do Livro reabre e agita a Biblioteca Parque Estadual

Compartilhe:

14 de maio de 2018

LER - Salão Carioca do Livro reabre e agita a Biblioteca Parque Estadual

17 a 20 de maio de 2018 – evento será o “Festival do Leitor” com atrações e experiências

 

A 2ª edição da LER – Salão Carioca do Livro está de casa nova! Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, o maior evento aberto do livro vai devolver aos cariocas um equipamento de cultura muito estimado, fechado desde 2016: a Biblioteca Parque Estadual. A LER acontece de 17 a 20 de maio e é um evento 100% interativo e gratuito, que traz oficinas, conversas, saraus, contações de histórias, exposições e bate-papos com renomados autores. A programação conta ainda com espaços temáticos, que promovem encontros entre público e convidados. Entre eles estão: o Espaço Cesgranrio, Espaço #Jovem, Palco da Palavra, Jardim Literário para crianças, Café do Livro, Salão Digital e o Salão do Livro, com editoras e livrarias.

 

"Ter a segunda edição da LER - Salão Carioca do Livro na reabertura da Biblioteca Parque é um privilégio. O evento é totalmente gratuito, estimula a leitura e o conhecimento e democratiza a relação entre leitores e autores. A Secretaria de Cultura e o Governo do Estado estão orgulhosos de poder devolver a Biblioteca para a população, abrindo as portas com esse evento tão grandioso”, conta Leandro Sampaio Monteiro, Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

 

Segundo o curador Julio Silveira, a LER - Salão Carioca do Livro é um festival do leitor! “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentei trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos. Também me orientei pelo lema "O festival do leitor", dando protagonismo a quem lê, e marcando o evento uma grande celebração”, afirma.

 

Os espaços da LER – Salão Carioca do Livro 2018

 

Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro, onde acontecerão bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre criação, história, política e identidade. Entre os nomes confirmados estão: Conceição Evaristo, Eduardo Spohr, Fernanda Young, Thalita Rebouças, Jorge Caldeira, Geovani Martins, André Vianco, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Miriam Leitão, Cristóvão Tezza, Arthur Dapieve e Luiz Antônio Simas.

 

No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra com a presença de pensadores e criadores. Apresentações, palestras e lançamentos de livros, com nomes como Nei Lopes, Heloísa Buarque de Holanda e Marcelo Janot.

 

O Espaço Cesgranrio contou com a curadoria do próprio Centro Cultural Cesgranrio e trará para o público diferentes tipos de intervenções. A apresentadora Glória Maria, por exemplo, conduzirá o debate sobre o protagonismo negro nas artes. A relação entre literatura e internet, literatura e sexualidade e também entre história e literatura são alguns outros temas que serão debatidos ao longo do evento. Importantes autores da TV, como Duca Rachid, Cláudia Souto e Daniel Berlinsky falarão sobre seus processos criativos. Artistas de renome também confirmaram presença: Andrea Beltrão, Armando Babaioff e Amir Haddad farão uma leitura comentada de obras de Shakespeare. Já Cissa Guimarães, Johnny Massaro, Jônatas Faro e Cláudia Ohana se reunirão para declamar e comentar suas poesias preferidas. Outros artistas e personalidades comentarão sobre seus livros preferidos, como é o caso de Gregório Duvivier, Luana Piovani e o cineasta Fernando Grostein. Paulo Betti fará palestra sobre a adaptação literária para o cinema e Elisa Lucinda falará sobre Literatura e empoderamento. O Espaço Cesgranrio contará ainda com apresentações cênicas, como o espetáculo “Quem é você?”, que trata do bullying, um belo espetáculo musical de repertório indígena apresentado pelo Coral Cênico Cesgranrio e peças teatrais de clássicos literários como “O Alienista”, “Tristão e Isolda”, “O Homem que sabia Javanês”. Ruy Castro, Márcia Tiburi, Ailton Krenak, Martinho da Vila e Conceição Evaristo são alguns dentre outros importantes nomes que farão palestras nesse espaço.

 

Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Espaço Infantil apresentará atividades durante todo o evento para o público mirim da LER. “Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação, com cerca de 30 autores que representam a diversidade dos gêneros e a criatividade da literatura infantil brasileira" declara Verônica Lessa. Entre as atividades estão: oficina de ilustração, Slam de ilustração, Sarau e curtas de animação de livros infantis. O clube de leitura Quindim terá uma livraria temática no local.

 

Já o Espaço #JOVEM terá a presença de Elika Takimoto, Eduardo Marinho, André Dahmer, Octavio Aragão e mais 47 artistas independentes do mundo dos HQ’s. Além de cosplayers, oficinas de caricaturas, storyboards, roteiro, desenho e animação.

 

A LER realizará ainda: um sarau na área externa com a presença de artistas da periferia; o Salão do Livro com livrarias cariocas e editoras independentes; o Salão Digital assinado pela Amazon com uma agenda de palestras sobre o mundo digital na literatura; exposição da artista plástica Susi Cantarino; rodas de leituras com a Academia Carioca de Letras; troca-troca de livros e muito mais!

 

Todas as atividades são gratuitas e terão inscrições prévias através do site, mas também receberão os visitantes na hora. Está confirmada também a participação de escolas e a campanha “Doe um Livro”, que vai arrecadar doações para as instituições de ensino do Estado.

 

“A LER - Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e de forma interativa. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa, além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante seus quatro dias de realização”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.

 

A primeira edição da LER, realizada no mês de novembro de 2016, no Píer Mauá recebeu 84 mil pessoas, tornando-se o maior evento aberto do livro na cidade. Ao longo dos quatro dias de intensa programação, o público teve acesso gratuito a encontros e bate-papos com 115 escritores convidados, livrarias cariocas e editoras independentes e artesanais, sebos, 34 performances poéticas, 8 peças teatrais, 43 oficinas e 32 atrações paralelas. Em 2018, com o evento acontecendo na Biblioteca Parque Estadual, espaço querido pelos cariocas, o público estimado é de 95 mil participantes ao longo dos 4 dias de atividades.

 

A LER, Salão Carioca do Livro  conta com o patrocínio da Fundação Cesgranrio e Instituto CCR, apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Amazon, TV Globo, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, SNEL, Academia Carioca de Letras, Câmara Brasileira de Livros, Revista Piauí, Publishnews e chancela do Projeto Rio de Janeiro a Janeiro do MinC.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:   http://www.lersalaocarioca.com.br/programacao/

 

www.lersalaocarioca.com.br

 

 

#vempraler #bibliotecaparqueestadual #voltabibliotecaparque

 

 

SERVIÇO

LER – Salão Carioca do Livro

Data: 17 a 20 de maio de 2018

Horário: 10h às 21h

Biblioteca Parque Estadual

Local: Av. Pres. Vargas, 1261 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-004

Entrada gratuita

 

 

Informações para a imprensa:

LEAD Comunicação

(21) 2222-9450 / (21) 9 9348-9189
leadcom@terra.com.br

leadcomunicacao.com

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais