De 9 a 11 de março, cinco editoras brasileiras participaram da terceira edição doFellowship Program de Istambul.
O Programa de Bolsas de Istambul começou em 2016 e foi criado pela Turkish Press and Publishers Copyright & Licensing Society (TBYM), a maior organização profissional de editores no país. O objetivo do programa é proporcionar aos editores de diversos países, encontros e reuniões com o mercado editorial turco. Este ano, 100 bolsistas internacionais de 60 países se encontraram com 100 editores da Turquia.
Ciranda Cultural, Companhia das Letras e Cortez são as editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers que foram escolhidas para participar do programa. O Brazilian Publishers é um projeto de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“A seleção de editores do Brazilian Publishers para participar de programas de Fellowship como o de Sharjah em 2017 e o de Instambul em 2018 demonstra um amadurecimento de cultura exportadora dos nossos apoiados”. Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL.
Além disso, os editores brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o TEDA, programa de apoio à tradução do Ministério da Cultura Turco que já financiou a tradução de 15 obras turcas para o português do Brasil.
“Acredito que participar de Feiras Internacionais de Livros fora do circuito Frankfurt-Bologna-Londres, como a de Istambul, nos possibilita além de ter acesso a novos mercados, nos aproximar de mercados regionais. Nessas Feiras, participam muitos editores que por alguma razão não estão presentes nas grandes feiras internacionais e isso é uma oportunidade de contatar novos editores localmente”, destaca Antonio Erivan Gomes, diretor da Cortez Editora.