Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL une cultura e gastronomia na Flip

Compartilhe:

28 de junho de 2016

Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL une cultura e gastronomia na Flip

A Câmara Brasileira do Livro, em parceria com o Senac, abre ao público, pelo terceiro ano consecutivo, sua Casa Literária e Gastronômica na Festa Literária Internacional de Paraty, que será realizada de 29 de junho a 3 de julho.

A grande novidade desse ano é o espaço O Velho e o Bar que, a exemplo do que é feito na cozinha da Casa, com o Cozinhando com Palavras, traz a experiência literária e gourmet para o bar, onde receitas de drinks e cafés serão preparadas e comentadas pelos chefs do Senac. “Além da programação principal, o Senac introduziu outra ação educacional a partir do catálogo de cursos oferecidos, envolvendo barista, enologia e coquetelaria”, afirma Jeane Passos, publisher da Editora.

“A preparação das receitas sempre é um grande sucesso com  grande interação com o público participante. No final de cada apresentação, degustamos criações inspiradas nos livros da Editora Senac e temperadas com palavras”, comenta Luiz Antonio Torelli, presidente da CBL.

Serão apresentadas seis receitas de drinks e cafés, inspiradas em livros como Copos de bar & mesa | História - serviço - vinhos - coquetéis, do autor Edmundo Furtado; A qualidade no consumo do vinho, de Míriam Aguiar; e O essencial em cervejas e destilados, do autor Cesar Adames. A programação completa do Velho e o Bar pode ser conferida em http://www.sp.senac.br/sites/flip/.

Cozinhando com Palavras

A Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL é referência na Flip com o projeto Cozinhando com Palavras, que propõe uma interação literária e gastronômica. Em sua 4a edição no evento e com curadoria do chef André Bocatto, a iniciativa é uma parceria entre Senac e CBL.

“Esse é um projeto vitorioso, que une dois grandes prazeres da vida: a leitura e a gastronomia. Estamos satisfeitos por proporcionar essa experiência, mais uma vez, ao público da Flip”, comemora Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

“Para a Editora Senac São Paulo participar da Flip é um momento ímpar. Por meio do Cozinhando com Palavras, trazemos os autores para o contato direto com o público. Essa ação extrapola as páginas dos livros e permite que os interessados experienciem e degustem as melhores receitas dos livros”, afirma Jeane Passos, publisher da Editora.

Esse ano, a gourmet experience contará com 16 receitas nos cinco dias da Flip, inspiradas em livros como Sanduíches especiais | Receitas clássicas e contemporâneas, dos autores Eduardo Mandel, Felipe Soave Vianna e Vinícius Martini Capovilla; Ceviche | Do Pacífico para o mundo, de Dagoberto Torres e Conservas do meu Brasil: Compotas, geleias e antepastos, da autora Gil Gondim.

A programação completa do Cozinhando com Palavras pode ser conferida http://www.sp.senac.br/sites/flip/.

Ingressos-cortesia para a Bienal do Livro de São Paulo

Com a aproximação da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 26 de agosto a 4 de setembro, a Loja da Editora  Senac na Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL preparou uma ação especial para o público visitante: os primeiros que comprarem um livro da programação do Cozinhando com Palavras ganharão um par de ingressos para a Bienal do Livro de São Paulo.

“Aproveitaremos a familiaridade e interesse do público da Flip pelo livro, incentivando as visitas à Bienal com ingressos-cortesia”, comenta Torelli, da CBL.

A Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL conta ainda com a Jabuteca, em seu jardim, onde os visitantes podem ler livros vencedores do Prêmio Jabuti, o mais tradicional e prestigiado prêmio literário do Brasil.

Debates em prol da leitura

Na mesa Retratos do Leitor e do Não Leitor, da Casa da Cultura, programada para 30 de junho, às 16 horas, o presidente da entidade, Luís Antonio Torelli, comentará os resultados das recém divulgadas pesquisas Retratos da Leitura no Brasil e Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro, junto com Marcos Pereira da Veiga, presidente do Instituto Pró-Livro, e Ana Lúcia Cavalcante, coordenadora da pesquisa do Indicador de Alfabetismo Nacional (INAF).

CBL 70 anos

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) completa 70 anos esse ano. A entidade congrega editores, distribuidores, livreiros e creditistas, organizações de pequeno, médio e grande porte, que estão reunidas em torno de uma causa fundamental: a construção de um país com melhor educação por meio da valorização do livro e da leitura. A missão da CBL é atender aos objetivos de seus associados e ampliar o mercado editorial brasileiro, democratizando o acesso ao livro e promovendo ações para difundir e estimular a leitura. A CBL possui grande representatividade e reconhecimento junto às entidades governamentais e busca beneficiar um setor intimamente ligado à educação e boa formação dos cidadãos brasileiros.

Senac 70 anos

Ao completar sete décadas de trabalho em favor do conhecimento e do desenvolvimento de seus alunos, o Senac orgulha-se de pautar suas ações com inovação e excelência, sempre em estreito diálogo com o universo profissional. É dessa forma que concretiza o compromisso assumido nos anos 1940 pelos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo. A educação, crença que conduziu esses 70 anos de atividades e ilumina a perspectiva de sua atuação, é a melhor e mais efetiva medida para transformar positivamente nosso país.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais