Prêmio Jabuti

60 anos premiando os maiores talentos do livro brasileiro

Realizado desde 1959, o Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Idealizado por Edgard Cavalheiro – um dos fundadores da CBL, ex-presidente e escritor – o prêmio tinha como objetivo dar visibilidade aos escritores, artistas, jornalista, editores, livreiros e gráficos, além de criar um sentimento de união entre todos eles, os envolvidos na produção de um livro.

A primeira edição aconteceu em um palco modesto mas muito simbólico: a antiga série da CBL, na Avenida Ipiranga, onde muitas histórias começaram em São Paulo. Ali Jorge Amado recebeu seu primeiro grande prêmio, na categoria Romance, pela obra Gabriela, Cravo e Canela. Entre as sete categorias contempladas, a Saraiva ganhou o prêmio de Editor do Ano.

Atualmente, entre todos os envolvidos entre a criação à circulação de um livro, são premiadas 29 categorias. Entre os vencedores, são premiados o Livro do Ano de Ficção e o Livro do Ano de Não Ficção, revelados apenas na cerimônia da premiação, como grandes destaques do evento.

O Prêmio Jabuti tornou-se patrimônio nacional por sua seriedade, mostrando ano a ano o tamanho do seu prestígio e representatividade junto ao mercado editorial brasileiro.

Saiba mais sobre o prêmio em www.premiojabuti.org.br.

OKN Group