Rio recebe pela primeira vez o evento Jabuti entre autores e leitores

Compartilhe:

25 de julho de 2016

Rio recebe pela primeira vez o evento Jabuti entre autores e leitores

Nos dias 13 e 14 de agosto, cariocas e turistas terão pela primeira vez a oportunidade de se encontrar com autores consagrados pelo Prêmio Jabuti no espaço localizado na recém-revitalizada Praça Mauá. Criada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a série de encontros Jabuti entre autores eleitores, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos Brasileiros (Apex-Brasil), levará os escritores Edney Silvestre, Miriam Leitão, Ruy Castro e Sérgio Rodrigues para dois bate-papos com o público, mediados pelo editor de livros Carlos Andreazza, na Casa Brasil – espaço de promoção do Brasil no Rio de Janeiro durante o período dos Jogos.

Em sintonia com o clima esportivo vivido no Rio de Janeiro, Ruy Castro, ganhador de dois prêmios Jabuti, em 1996 com o livro “A estrela Solitária” e em 2006 com “Carmem: uma biografia” e Sérgio Rodrigues, finalista em 2014 na categoria Romance com a obra “O Drible”, falam sobre a “Literatura e Futebol do Brasil para o mundo” no dia 13, às 16 horas.

Da cobertura jornalística para a literatura, Miriam Leitão, ganhadora do melhor livro de Não-Ficção 2012 com a obra “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda” e Edney Silvestre, 1º Lugar na categoria Romance em 2010 com o título “Se eu fechar os olhos agora”, conversam com o público no dia 14, também às 16 horas, sobre a “Literatura Brasileira de hoje para o mundo de hoje”.

O projeto Jabuti entre Autores e Leitores, que já teve outras 11 edições de sucesso em São Paulo, chega à sua primeira sessão inédita no Rio de Janeiro, mantendo seu objetivo de tornar o Prêmio, suas obras e autores mais conhecidos, além de estimular a leitura e despertar interesse do público pelos mais variados gêneros literários.

Após o encontro os autores autografarão suas obras que estarão disponíveis para venda no local do evento.

Carlos Andreazza é jornalista e editor-executivo da Editora Record, responsável pelos livros de não ficção brasileiros e estrangeiros, e membro do Conselho Editorial do Grupo Record.

Edney Silvestre é jornalista e escritor. Seu livro “Se eu fechar os olhos agora”, publicado pela editora Record, foi vencedor do Prêmio São Paulo 2010 na categoria melhor livro de autor estreante e do Prêmio Jabuti 2010 de melhor Romance. Foi correspondente internacional do jornal O Globo e da TV Globo em Nova York, de 1991 a 2002. Atualmente vive no Rio, onde faz reportagens para o Jornal Nacional, o Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo. Tem uma coluna semanal no RJTV e apresenta o programa Espaço Aberto Literatura, na Globonews. Seus outros livros publicados são “Dias de cachorro louco e Outros tempos” e “Contestadores”. 

Mírian Leitão é jornalista e escritora. Apresenta o programa GloboNews Mírian Leitão, tem uma coluna no jornal O Globo e faz comentários no jornal Bom dia Brasil, da TV Globo. É autora de sete livros: "História do Futuro: o horizonte do Brasil no século XXI”, “Tempos Extremos”, “Convém Sonhar” e “Saga Brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”, ganhador do prêmio Jabuti nas categorias de melhor "Livro Reportagem" e "Livro do Ano de Não Ficção". Também escreveu os livros infantis: “A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos”, “A menina de Nome Enfeitado” e “Flávia e o Bolo de Chocolate”.

Ruy Castro é escritor e jornalista. Reconhecido como um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Em sua carreira como jornalista passou por grandes jornais como O Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja São Paulo, Isto É, Playboy, Status e Manchete.

Sérgio Rodrigues é escritor, jornalista e crítico literário. Foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro "O drible". É autor de diversos livros e foi editor-executivo da revista eletrônica "NoMínimo". É colunista diário do site da revista Veja no qual assina as colunas "Todoprosa", sobre literatura e "Sobre Palavras", sobre a língua Portuguesa. Pelo conjunto da obra, recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2011 na categoria Literatura.

 

Local: Casa Brasil / Pier Mauá

 Avenida Rodrigues Alves, nº 10 - Centro - Rio de Janeiro/RJ.

Vagas limitadas – retire sua senha com uma hora de antecedência

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais