Projeto Conexão Livraria: mercado editorial ganha um novo modelo de negócios para vendas on-line

Compartilhe:

15 de julho de 2021

Projeto Conexão Livraria: mercado editorial ganha um novo modelo de negócios para vendas on-line

A iniciativa de uma nova solução surge como um canal de vendas online para livrarias de todo o país. Confira os detalhes!

 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Catavento, Inovação, Loyola e Disal, lança o projeto Conexão Livraria para auxiliar o comércio eletrônico de livros em todo o Brasil. O piloto acontece em parceria com o Mercado Livre, mas a ideia é que o modelo seja replicado com outros parceiros no futuro. Após os projetos Tudo Começa na Livraria e Retomada das Livrarias, trata-se de mais uma iniciativa para auxiliar o setor livreiro.

A ideia é utilizar a estrutura, processos e tecnologia de um grande e-commerce aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras. Na prática, funciona da seguinte forma: o Mercado Livre participa com toda sua estrutura de segurança e pagamento; as distribuidoras cuidam da operação logística, conectando seu estoque com a loja principal, e as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas, recebem um link personalizado e são remuneradas com comissão pelas vendas.

“As pequenas e médias livrarias estão desenvolvendo sua presença virtual, mas poucas ainda têm estrutura para atender grandes demandas, dificultando o desenvolvimento de ações conjuntas entre editoras, autores e livrarias. O projeto nasceu com a ideia de suprir essa necessidade do mercado e, claro, é mais uma ação que promove o crescimento do setor e também do acesso ao livro no Brasil”, comenta Vitor Tavares, presidente da CBL.

 

Participantes da primeira fase do projeto

A primeira fase contará com a participação de sete livrarias e da distribuidora Catavento. No rol de livrarias encontram-se Favorita, Intelecto, Blooks, Vanguarda, Nobel Brooklin, Isasul e Casa Vamos Ler. Já as distribuidoras Inovação, Loyola e Disal estão em processo de desenvolvimento da integração com o Mercado Livre.

“Livrarias de todo o Brasil podem se beneficiar deste canal, podendo oferecer mais de 120 mil títulos para seus clientes, com a segurança e a velocidade de entrega do Mercado Livre". explica Julio Cruz, sócio da Catavento Distribuidora.

"Nossa expectativa com a integração junto com a distribuidora e o Mercado Livre é posicionar melhor a livraria no comércio online, aumentar o faturamento e, também, destacar o nosso objetivo, que é atingir e conquistar mais leitores com nosso trabalho personalizado”, destaca Sabrina Travassos, da Livraria Favorita.

“Eu acredito que ajudar as livrarias que estão passando por um momento delicado no país sempre é válido. Compartilhar ideias, descentralizar o livro, olhar mais afinado aos pequenos comerciantes para que estes tenham as mesma experiência e competitividade no mercado editorial hoje é fundamental. Que este projeto possa ser um projeto piloto que num futuro possa colher seus frutos. Precisamos aumentar vitrines de livro pelo Brasil no mercado de livro e que esta parceria possa não só ajudar no financeiro mas como manter as livrarias abertas e ativas”, comenta Tonico Vendrame, da Livraria Casa Vamos Ler.

Livrarias que tiverem interesse em participar das próximas fases devem preencher um formulário de cadastro. Clique aqui para acessá-lo. Os contatos serão realizados por ordem de chegada.

A data do lançamento está marcada para 15 de julho de 2021, momento em que as livrarias do projeto piloto estarão ativas no Mercado Livre. No dia 22 de julho, às 10h, ocorrerá uma live no perfil da CBL no Youtube com Vitor Tavares, da CBL; Claudia Machado, da Catavento; Sabrina Travassos, da Livraria Favorita e Tonico Vendrame Filho, da Casa Vamos Ler e contará com a mediação de Gerson Ramos, da Editora Planeta.

 

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 27 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais