Notícias

Delegação brasileira marca presença na Feira do Livro de Guadalajara com editoras e autores

Delegação brasileira marca presença na Feira do Livro de Guadalajara com editoras e autores

A edição deste ano da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) acontece entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro na cidade mexicana. Neste ano, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), retorna presencialmente ao evento em parceria com a Embaixada do Brasil no México. 

“A Feira do Livro de Guadalajara é considerada um ponto-de-encontro importante das nações hispano-americanas, reunindo representantes de mais de 40 países. O Brasil sempre tem uma presença expressiva e, neste ano, não será diferente”, garante o presidente da CBL, Victor Tavares. Além das editoras Girassol Brasil, Callis, Global e Bibliex, também haverá a presença dos autores Claudia Lage, Itamar Vieira Junior, Marcelo Labes, Oscar Nakasato e Tiago Ferro e da professora Tania Rösing, considerada “amiga do livro” pelo Prêmio Jabuti de 2014. 

Eles foram convidados pelo projeto Destinação Brasil, que procura apresentar a diversidade do país durante os debates na programação da feira. O programa é realizado desde 2012 por meio de uma parceria entre os organizadores, o Brazilian Publishers, o Prêmio São Paulo de Literatura e a Embaixada do Brasil no México, com apoio de Textofilia Ediciones e da Secretaria de Cultura e Economía Creativa do Estado de São Paulo.

“Aos poucos e com toda a segurança, vamos retomando a nossa presença física nos principais eventos internacionais, mostrando todo o potencial da nossa produção. A FIL é um ponto-de-encontro essencial para os países que falam português e espanhol, por isso, é tão importante esse movimento”, explica Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers.   

O estande brasileiro é realizado em parceria com a Embaixada do Brasil no México e receberá a visita do embaixador Fernando Coimbra. Também haverá a venda de livros brasileiros, tanto em português como em espanhol, em colaboração com a Librería Carlos Fuentes e a distribuidora 2Books

 

Confira abaixo os principais momentos a participação do Brasil no evento:

 

27 de novembro

14h – Inauguração da FIL e abertura do estande do Brasil

 

28 de novembro

10h55 às 11h45 – Congresso de Traducción e Interpretación San Jerónimo – “Traducción y ortotipografía: un estudio comparado de normas editoriales entre Brasil y México”

Participação: Sandra Erika Carmona Esquivel

Local: Bloque E

 

29 de novembro

10h30 às 11h20 – “Literatura infantil y juvenil. ¿Sólo para chicos?”

Conferencia Magistral: “Lectores creativos para siempre: del libro al juego electrónico”

Participação: Tania Rösing

Local: Salón Enrique González Martínez, Área Internacional,

 

18h às 18h50 – “Clarice Lispector. Rostros, voces y gestos literários. Archivos de la Fundación Casa de Rui Barbosa”

Participação: Emiliano Mastache, Martha Patricia Reveles, Diogo Almeida

Local: Salón C, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

1 de dezembro

18h às 18h50 –  “Destinação Brasil”

Participação: Tiago Ferro, Claudia Lage, Itamar Vieira Junior

Local: Salón F, Área Internacional

 

2 de dezembro

18h às 18h50 – “Destinação Brasil”

Participação: Marcelo Labes e Oscar Nakasato

Local: Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

20h às 20h50 – Prêmios em colaboração |  Prêmio São Paulo de Literatura 2021

Participação: Tiago Ferro, Claudia Lage e Marcelo Labes

Local: Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

3 de dezembro

11h – Coletiva de imprensa – Assinatura do segundo convênio de apoio da Embaixada do Brasil à publicação de autores brasileiros no Fondo de Cultura Econômica

Local: estande da FCE

 

18h às 18h50 – “Torcido arado / Nihonjin”

Autores: Itamar Vieira Junior e Oscar Nakasato

Mediação: Ricardo Sánchez e Diogo Mendes de Almeida

Local: Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

 

Voltar
OKN Group