Notícias

CBL anuncia data de divulgação dos finalistas ao 61º Prêmio Jabuti

CBL anuncia data de divulgação dos finalistas ao 61º Prêmio Jabuti

Anúncio ocorrerá em duas etapas e corpo de jurados será revelado antes da cerimônia de premiação.

 

A diretoria da Câmara Brasileira do Livro e o Conselho Curador do 61º Prêmio Jabuti anunciam as datas de apuração, quando serão conhecidos os 10 finalistas e depois os cinco, de cada uma das 19 categorias.

A primeira apuração acontece no dia 03 de outubro, quinta-feira. A segunda apuração será no dia 31 de outubro, também numa quinta-feira. Ambas serão tornadas públicas a partir de 12h por meio do website do prêmio: www.premiojabuti.com.br

 

Os vencedores de cada uma das 19 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão conhecidos apenas no dia 28 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer. Nesta ocasião, haverá ainda a homenagem Personalidade Literária à romancista, contista e poeta Conceição Evaristo, vencedora do Prêmio Jabuti com a obra “Olhos D´água” na categoria Contos e Crônicas, em 2015.

A 61ª edição do Prêmio Jabuti recebeu 2.103 inscrições, número 11% maior que em 2018. As obras habilitadas a concorrer passam pela avaliação de um corpo de 57 jurados, escolhidos por meio de consulta pública e validados pelo Conselho curador.

Cada categoria do Jabuti conta com três jurados, especialistas nas respectivas áreas. Seus nomes serão conhecidos a partir do dia 03 de outubro, uma inovação da edição 2019, já que até o ano passado os jurados só eram revelados na noite da cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti.

Os ganhadores de cada categoria receberão R$ 5 mil cada, enquanto o vencedor do Livro do Ano levará R$ 100 mil. Além dos prêmios em dinheiro, cada autor receberá uma estatueta, que também será entregue às editoras dos livros selecionados.

 

Voltar
OKN Group