24ª Bienal Internacional do Livro de SP apresenta programação completa

4 de maio de 2016

24ª Bienal Internacional do Livro de SP apresenta programação completa

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição, com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. O evento que ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Anhembi, reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras, e trará ao público atrações exclusivas, com presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates.

Em sua última edição, em 2014, a Bienal do Livro se reinventou, trazendo para o público um evento democrático, diverso e multicultural, indo muito além da “feira de livros”. Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, este ano o evento reafirma esse posicionamento e convida o visitante a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, de acordo com seus interesses.

“Existem várias Bienais dentro da Bienal do Livro e queremos que cada visitante descubra a sua. Para os mais cults, conversas com autores conceituados no Salão de Ideias, para os mais jovens, presença de best-sellers de literatura Young Adults na Arena Cultural; para os fãs de gastronomia, oficinas no Cozinhando com Palavras; para as crianças, muita diversão e literatura infantil no Espaço Mauricio de Sousa e BiblioSesc, e por aí vai” afirma Luiz Antônio Torelli, presidente da CBL.

Para a criação da programação cultural, além da própria Câmara Brasileira do Livro, o evento contará novamente com a curadoria do SESC São Paulo e do Itaú Cultural.  Juntas, as instituições serão responsáveis pela programação do Salão de Ideias, que contemplará discussões atuais e de amplo interesse com escritores, pensadores e artistas, abordando temas de relevância social e cultural.

Na Arena Cultural, os visitantes terão o contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. Nomes como Lucinda Riley, Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Tarryn Fisher, Marian Keyes estarão presentes nesse que é o maior espaço do evento.

Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa trará diversas atividades interativas, com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenho, além de uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.

O Auditório Edições Sesc São Paulo traz uma programação ligada ao universo do livro e conta com atividades interativas para crianças e adultos, encontros com youtubers, profissionais da área de edição, e apresentações de teatro e música. O SESC São Paulo também trará para o evento duas unidades móveis do BiblioSesc: Praça da Palavra e Praça da História, caminhões-biblioteca com uma programação que vai de contação de histórias a espetáculos de música e literatura, sempre buscando o prazer de ler e de ouvir uma boa narrativa.

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau.

Para discussões sobre o setor editorial, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão trará debates institucionais sobre temas como, direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O espaço foi pensado e criado especialmente para homenagear o escritor que completa 80 anos esse ano, vencedor de vários Prêmios Jabuti e que recentemente foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.

Em parceria com a Câmara Cearense do Livro, o Espaço Cordel e Repente dá visibilidade a rica literatura regional, trazendo dois dos principais movimentos artísticos culturais do Nordeste, que também servem de inspiração para outras artes. O Espaço apresentará cordelistas e repentistas para debates e apresentações.

Os fãs também terão a chance de conhecer e pegar autógrafos de seus autores preferidos. Serão três espaços: a Arena de Autógrafos, que receberá os escritores da Arena Cultural, e a Área de Autógrafos 1 e 2 comautores convidados pelos expositores do evento. Para maior conforto do público, as senhas para autógrafos da Arena e da Área de Autógrafos serão distribuídas gradualmente pelo site da Bienal do Livro, dias antes do evento começar.

Além da programação multicultural, a Bienal do Livro quer trazer aos seus visitantes mais conforto e segurança. Este ano, a área de circulação será maior, com ruas mais largas de até 10 metros. Para receber as sessões de autógrafos, foram criados mais dois espaços, além da Arena de Autógrafos, que havia na última edição.

O evento será completamente acessível, com rampas de acesso em todo o pavilhão. A área de alimentação aumentou em 30%, além de carrinhos volantes e vending machines.

O evento conta ainda com 280 expositores, autores e editoras independentes. Entre os nomes confirmados estão: Grupo Autêntica, Companhia das Letras, Editora Cortez, Distribuidora e Edições Loyola, Editora Melhoramentos, Editora Moderna, Editora Novo Século, Panini, Grupo Record, Editora Rocco, Saraiva e Sextante.

Arena Cultural BNDES –
Participação de autores best-sellers, nacionais e internacionais, para bate-papos e palestras.

Entre os destaques internacionais da programação, estão a romancista Lucinda Riley, as autoras para Young Adults, Ava Dellaira e Jennifer Niven, Amy Ewing e Tarryn Fisher, a best-seller de “Melancia”, Marian Keyes e o autor de literatura infanto-juvenil Mac Barnet. Grandes nomes nacionais como Mauricio de Sousa, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mário Sérgio Cortella, além de youtubers que passaram para o universo literário como Kéfera, Jout Jout e Lucas Rangel.

Também estão confirmadas as presenças de:  Leonardo Boff, Luiz Felipe Pondé, Iberê Thenório, Mariana Fulfaro, Jen Sterling, Isabela Freitas, Carina Rissi, Pam Gonçalves, Francisco Cuoco, Bruno Gouveia, Maju Trindade, Malena, Lucas Lira, Becky Albertalli, Bel e Fran, Megam Mawell, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, ManyCandy, Chris Melo, PC Siqueira, Alexandre Matias, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e RezendeEvil.

• Cozinhando com Palavras – Com curadoria do chef André Boccato o espaço une gastronomia, literatura e cultura.

A programação trará o colombiano Dagoberto Torres, do restaurante Suri; Mauricio Schuartz, criador da Feirinha Gastronômica de São Paulo e apresentador do programa Chefs de Rua, do Canal Sony, o chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco e a chef Morena Leite, do renomado Capim Santo.

O espaço também trará: Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Luiz Farias, Patrícia Souto Maior, Raul Lody, Stevan Paul, Carlos Ribeiro, Tereza Paim, Paulo Machado, Ana Rita Dantas Suassuna, Alexandre Staut e Arcelia Gallardo.

• Salão de Ideias SESC São Paulo e Itaú Cultural - Com curadoria CBL, SESC São Paulo e Itaú Cultural, o espaço trará discussões atuais com questões de relevância social e literatura.

Entre os destaques da programação estão: a ilustradora alemã Stefanie Harjes, trazendo uma conversa sobre imagem e texto na literatura; o economista Ladislaw Dowbor, refletindo sobre a economia brasileira atual; a historiadora e feminista Margareth Rago, abordando o feminino na literatura; e, o antropólogo Roberto Damatta e o filósofo Oswaldo Giacoia Junior, para discutir os referenciais éticos dos dias atuais.

O espaço também receberá para debates: Ignácio de Loyola Brandão, Kim Doria, Braulio Tavares, Martinho da Vila, Julio Medaglia, Angela Lago, Miriam Leitão, Sergio Amadeu de Oliveira, Conceição Evaristo, Jessé de Souza, Oswaldo Giacoia Junior, Wharrysson Lacerda, Luiz Bagolin, Tarcila Lucena, Vitor Caffagi, Alexandre Martins Fontes, Isabel Gretel María Eres Fernández, Dolores Prades, Paulo Markun, Arlene Clemesha, Reginaldo Nasser, Heródoto Barbeiro, Stefan Cunha Ujvari, Denise Bernizzi de Sant´Anna, Mary del Priore e Bruno Paes Manso.

• Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC – Programação dedicada ao público infantil.

As crianças poderão se divertir com atividades interativas no Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC. A área temática “No Mundo das Histórias em Quadrinhos” conta com 500 m² de atrações sobre o autor.

Os pequenos serão recebidos por uma Mônica de três metros de altura, além de um globo terrestre apontando a presença da Turminha no mundo.  As crianças também poderão brincar no famoso escorregador de rolinhos, que marcou gerações no Parque da Mônica, parede de escalada, teatro de fantoches e espaço para colorir.

O espaço também terá uma atividade inovadora: o processo de personalização e produção de uma publicação. Os participantes poderão optar pela produção de um livro no valor de R$39,90 ou um pôster gratuito. Por meio de um toten interativo, o público poderá customizar um avatar que fará parte de uma história com a Turma da Mônica e imprimir a publicação. Para completar, a Exposição Mauricio 80’ trará uma linha do tempo com os melhores momentos da vida do ilustrador. Os fãs poderão comprar os lançamentos do autor e acompanhar o trabalho de artistas da Maurício de Sousa Produções em um estúdio montado especialmente para o evento.

• BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História) – Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias.

Entre os destaques na programação estão os Cordelíricos – um duelo de MC’s que mistura rap com embolada comandado por Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantando, e Gaspar, poeta e integrante do grupo Z'África Brasil, Pequenos Sambistas com o ator e compositor Cristiano Gouveia, que apresentará histórias inspiradas na obra de grandes sambistas brasileiros, e Contação de Histórias – Brincando com Pessoas ao comando do ator e contador de histórias William Gama, com brincadeiras e histórias de tradição oral com as obras de Fernando Pessoa.

O espaço contará também com Intervenção artística - Nas abas do meu cordel, da Cia. da Matilde, uma intervenção em que os artistas se misturam ao público com seus instrumentos musicais, chamando a atenção através de cantigas e histórias rimadas. Bate-Papo: Histórias para bebês com mediação do escritor e roteirista Edson Rossatto e participação de Fábio Lisboa e Denise Guilherme o tema tem como importância a contação de histórias na primeira infância, bem como suas possibilidades integradoras com os pais.

• Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro – Com programação exclusiva e muitos destaques, o espaço promoverá debates relevantes ao tema.

O espaço trará uma extensa programação com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas. Destaque para Paulo Araújo, autor da canção I-margem, da trilha sonora da novela Velho Chico, com a presença da autora Edmara Barbosa e do maestro Rafael Luperi, e a mesa Botando banca – o espaço imemorial dos folhetos com a presença do vencedor do Prêmio Jabuti Klevisson Viana, Stélio Torquato, Bráulio Tavares, Arlene Holanda, Marco Haurélio, e Crispiniano Neto. Além de entrega de troféus para convidados especiais e um sarau comandado por Eufra Modesto, Aldy Carvalho, Cacá Lopes, Cleusa Santo, Josué Gonçalves de Araújo e coordenação de João Gomes de Sá, da Companhia do Cordel.

A programação contará também com apresentações artísticas. Em destaque: Eugênio Leandro, Costa Senna e grupo rap-cordel, Repentistas Antonio Lisboa, Edmilson Ferreira, Geraldo Amâncio, Zé Maria de Fortaleza, Genildo Costa, Xangai, Chico Pedrosa, Socorro Lira, Bule-Bule, Josy Maria e Waldec de Garanhuns.

Entre os debates, destaque para: O papel dos textos em cordel nas ações de incentivo à leitura com Fabiano dos Santos e Crispiniano Neto, Fonte cristalina – A poesia popular como fonte temática de outras linguagens artísticas com Bráulio Tavares, Marco Haurélio, e Assis Ângelo, Como se faz cordel comandada por cordelistas de todo Brasil, Como se faz xilogravura com diferentes xilógrafos e Ilustração com referências na xilogravura por Jô Oliveira.

• Auditório Edições SESC São Paulo – Estande da editora com espaço de programação cultural para apresentações artísticas e conversas ligadas ao universo dos livros. Além dos autores, os visitantes poderão conhecer algumas pessoas e suas atividades por traz das publicações, como designers, tradutores e editores.

Entre os destaques: Filho de Peixe, encontro musical da dupla Edgard e Daniel Scandurra, com mediação de José Carlos Ferrigno, a apresentação musical Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz, Quem é o editor? com Rogério de Campos, Eduardo Lacerda, Pedro Almeida, Plínio Martins Filho e mediação de Fabrício Carpinejar, Livro digital, etc. e tal com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago Ferro, Laboratório Booktuber, oportunidade de encontros intimistas e maior conhecimento sobre a formação e atuação profissional de nossos booktubers convidados, como Tatiana Feltrin, Eduardo Cilto e Pam Gonçalves e o espetáculo Palhaçarias, inspirado no livro O atormentador, de Philippe Gaulier, com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro.

Além deles, o espaço contará com uma rica programação com os debates e apresentações: Mitologias, sagas e afins, Quem é o Tradutor?, Quem é o Autor?, Quem é o Designer?, Quem é o Capista?, O que é Tipografia?, Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações, Contação de histórias: lendas brasileiras, Cinema explícito, Palavra Ocupação e atividades com o jogo interativo Monte seu livro.

• Arena de Autógrafos – Contará com a presença dos autores da Arena Cultural para sessões de autógrafos com os fãs. Destaque para Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes, Megan Maxwell e Jennifer Niven. Para o público jovem destaques para os nomes fenômenos Kéfera e Jout Jout, ManyCandy e Chris Melo.  As senhas serão distribuídas antes do evento, pelo site da Bienal do Livro.

• Área de Autógrafos 1 e 2 – Espaço destinado aos autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro. Destaque para Leisa Rayven, Ari Toledo, Renata Frade, Padre Marcelo, Larissa Manoela, Maisa Silva, Paula Pimenta, Rafael Vitti, Júlia Oristanio, Ériko Metzner e Manu Gavassi. Para essas sessões haverá retirada de senha com antecedência pelo site da Bienal do Livro.

• Espaço Ignácio de Loyola Brandão - Trará debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Programação a confirmar.

Programação completa e credenciamento pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br

Senhas online para autógrafos

A retirada de senhas para autógrafos deverá ser feita antecipadamente pelo site a partir do dia 1 de agosto. Nesta data o público poderá retirar senhas para as mesas:

• Mário Sérgio Cortella e Luís Felipe Pondé – 350 senhas
  • Tarryn Fisher e Jen Sterling – 300 senhas
  • MandyCandy e Chris Melo – 250 senhas

Sobre a CBL

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade.

A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completa 70 anos.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

26 de agosto a 04 de setembro de 2016

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana

02012-021 São Paulo – SP

www.bienaldolivrosp.com.br

Ingressos

Os visitantes podem fazer a compra antecipada pelo site http://www.bienaldolivrosp.com.br, ou pontos físicos da Tickets For Fun. Até 25 de agosto, serão disponibilizados três pacotes com descontos especiais:

• Pacote Galerinha: Compre 10 ingressos meias-entradas e ganhe 10% de desconto;
  • Pacote Galera: Compre 5 ingressos inteiros e ganhe 20% de desconto;
  • Pacote Família: Compre 3 ingressos inteiros e ganha 10%.

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br

2ª feira a 5ª feira: R$ 20,00

6ª feira a Domingo: R$ 25,00

Meia-entrada: Estudante / Funcionário SESC SP e matriculados no SESC SP credencial plena