Delegação brasileira desembarca na Inglaterra para a Feira do Livro de Londres. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de março, na capital do país, e recebe seis representantes de editoras do Brasil.
A participação em uma das maiores feiras literárias do calendário global é promovida pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, que terá um estande no evento com uma programação exclusiva.
Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), diretora da CBL e representante da Girassol Brasil; Fernanda Gomes Garcia, diretora-executiva da CBL e membro do Conselho Administrativo da Agência Internacional do ISBN; Diego Drummond, vice-presidente administrativo e financeiro da CBL; Ricardo Almeida, do Clube de Autores; Pedro Almeida, da Faro Editorial; Daniel Leite, da Biblioteca do Exército (BIBLIEX); Ingrid Calderão, da Ciranda Cultural; Paula Cajaty, da Jaguatirica, e a coordenadora do Brazilian Publishers, Rayanna Pereira, formam o grupo que marca presença em Londres.
A agenda no estande inclui um matchmaking às 9h do dia 12, seguindo de uma palestra ministrada por Karine Pansa, sob o tema "Explorar o mundo editorial em constante evolução: tendências globais, desafios e oportunidades". Já no dia 13, acontece a estreia da Caipirinha Hour em terras londrinas, uma iniciativa de networking organizada pelo Programa e tradicional em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, com muita troca de experiências e gastronomia brasileira. A agenda brasileira em Londres inclui ainda uma reunião do Conselho Administrativo da Agência Internacional do ISBN, com a participação de Fernanda Gomes Garcia.
Para Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, esse é um momento crucial para aqueles que buscam promover histórias brasileiras na Europa. “É a primeira grande feira do continente da agenda internacional, uma verdadeira festa que antecede Frankfurt. Estamos com uma delegação diversa, que com certeza irá representar muito bem a nossa bibliodiversidade e capacidade de contar histórias únicas, e, ao mesmo tempo, universais.”
Segundo Rayanna Pereira, há boas expectativas em relação à participação brasileira no evento: “No ano passado, a nossa delegação gerou USD 175.300 mil entre negócios feitos e expectativas, uma edição que veio logo após o retorno do estande do Brasil na feira. Acreditamos que agora, após essa consolidação da nossa imagem, e com o caipirinha hour, iremos conseguir fomentar ainda mais fechamentos”, finaliza.