Reforma Tributária é aprovada na Câmara dos Deputados com Emenda que garante a imunidade do livro

Share:

7 de July de 2023

Reforma Tributária é aprovada na Câmara dos Deputados com Emenda que garante a imunidade do livro

Ontem (6) foi votada e aprovada a PEC 45 da reforma tributária. A Proposta de Emenda à Constituição contemplou a imunidade do livro de impostos e contribuições.

De acordo com a presidente da CBL, Sevani Matos, a aprovação da PEC na Câmara dos Deputados foi recebida com entusiasmo. “Estamos mais próximos de garantir a imunidade de impostos e contribuições ao livro e preservar a educação, o conhecimento e a cultura do nosso país”.

A eventual taxação do livro por meio de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) tem sido uma grande preocupação nos últimos anos em vista do impacto negativo que pode causar em toda a cadeia produtiva. Desde então, a CBL, junto a outras entidades, tem atuado na defesa da imunidade de impostos e contribuições do livro.

Desde que a Reforma Tributária voltou a ser discutida no início do ano, a atuação das instituições se intensificou. Representantes marcaram presença frequente em audiências públicas, em reuniões com parlamentares e representantes da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária e elaboraram estudos e documentos para garantir que o novo texto contemplasse a aplicação da imunidade conferida aos livros para a CBS.

A Câmara Brasileira do Livro, em conjunto com outras importantes entidades representativas – a Associação Brasileira de Sistemas de Ensino e Plataformas Educacionais (Abraspe), a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – , elaborou um manifesto propondo um ajuste de texto para estabelecer, de forma clara e incontestável, a imunidade de impostos e contribuições para os livros, visando aprimorar a constituição sem criar benefícios fiscais adicionais.

Como resultado de todo esse trabalho, na última quarta-feira (5), foi apresentado o novo parecer da reforma, de relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/AL). Um dos destaques do novo parecer foi a inserção do termo “imunidades” no artigo 149-b, o que torna clara a imunidade do livro à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O texto da PEC 45 votado na data de ontem (6) garante a imunidade dos livros para impostos e demais tributos. Agora, após aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta segue para o Senado.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media