Evento acontecerá no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo
A segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), já tem seu Mestre de Cerimônias confirmado. O neurocientista, médico e comunicador Dr. Fernando Gomes conduzirá a entrega das estatuetas, marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Fernando Gomes é professor Livre-Docente em Neurocirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), atua como neurocientista e coordena a Unidade de Hidrodinâmica Cerebral no Hospital das Clínicas. Com sólida trajetória na comunicação científica, integrou o time da TV Globo como consultor do programa Encontro com Fátima Bernardes (2013–2019), foi apresentador do quadro de saúde E Agora Doutor?, na TV Band (2020), e atuou como Correspondente Médico da CNN Brasil (2020–2022). É autor de nove livros sobre neurocirurgia e comportamento humano.
Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece a excelência da produção científica, técnica e profissional publicada no Brasil, valorizando autores e editoras desses segmentos. A premiação contempla categorias distribuídas entre os eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
Os autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. As editoras responsáveis pelas obras premiadas também serão agraciadas com a estatueta.
A curadoria da premiação é assinada, pelo segundo ano consecutivo, pelo físico e professor Marcelo Knobel, reconhecido por sua atuação em defesa das universidades e da ciência. O Conselho Curador é composto por sete especialistas com ampla experiência no meio acadêmico. A iniciativa conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Mais informações estão disponíveis no site oficial do prêmio