Empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers geram mais de US$ 13 milhões em negócios em 2024

Share:

21 de January de 2025

Empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers geram mais de US$ 13 milhões em negócios em 2024

O ano de 2024 foi um marco para as editoras participantes do Brazilian Publishers, o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ao longo do ano, o Brasil se destacou nos principais eventos literários internacionais com ações como rodadas de negócios, sessões de matchmaking, happy hours editoriais e mais.

O balanço final do ano revela um impressionante total de US$ 13,4 milhões em negócios já realizados e expectativas para os próximos meses. Este valor representa um crescimento significativo em relação a 2023, quando o programa gerou US$ 3,67 milhões, evidenciando a crescente influência da literatura brasileira no cenário global.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, os resultados são um reflexo do trabalho contínuo de internacionalização: “Os números de 2024 reafirmam o poder da literatura brasileira no exterior e o reconhecimento da qualidade editorial do país. Cada evento é uma oportunidade de fortalecer essa imagem e abrir novas portas para o mercado internacional”, afirma.

Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, também destaca o impacto do programa: “O sucesso de 2024 é a prova da importância do apoio contínuo que oferecemos às editoras brasileiras. A cada evento, vemos a ampliação das parcerias e o fortalecimento da presença do Brasil no mercado editorial global”.

Destaques do segundo semestre
O segundo semestre de 2024 foi repleto de eventos de destaque, como a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. A Jornada Profissional, que precedeu a Bienal, reuniu 70 editoras brasileiras e internacionais, gerando US$ 800 mil em negócios prospectados e fechados para os próximos 12 meses.

A Feira do Livro de Frankfurt, com uma delegação de 28 empresas brasileiras, foi responsável por um total de US$ 6,8 milhões em negócios. O estande brasileiro foi um ponto de encontro para editoras e empresas do setor, promovendo diversas reuniões de negócios e criando novas parcerias comerciais.

Além disso, a Feira do Livro de Gotemburgo e a Feira Internacional do Livro de Sharjah também foram fundamentais para o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior. Os resultados alcançados nos dois eventos resultaram em US$ 189.500 em negócios prospectados. A delegação brasileira participou também da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que resultou em US$ 1.701.300 negócios gerados.

Para mais informações sobre o Brazilian Publishers clique aqui.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media