Participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt 2024 bate recorde de empresas e destaca lançamento de catálogo

Share:

15 de October de 2024

Participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt 2024 bate recorde de empresas e destaca lançamento de catálogo

Entre os dias 16 e 20 de outubro, a 76ª edição da Feira do Livro de Frankfurt reúne uma delegação de 28 empresas brasileiras participantes do Brazilian Publishers — uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Além das empresas do projeto, outras dez editoras estarão na feira por meio do programa CreativeSP, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e da InvestSP.

A participação brasileira em Frankfurt terá a participação das seguintes editoras: Biblioteca do Exército - BIBLIEx, Ciranda Cultural, Bom Bom Books & CEDIC International, The Ruth Rocha Project, UNESP, Faro Editorial, Global Editora, Globo Editora, Editora do Brasil, Todolivro, Aboio, UNICAMP Press, Supersônica Livros, Devir, Aleph, Grupo Online Editora, Mil Caramiolas, IndieVisível Press, Jaguatirica, Callis, VR Editora, Editora Eureka Infantil, Editora SENAC São Paulo, Grupo Editorial Alta Books, Telos Editora, Pergunta Fixar Editora, Girassol e EDUSP.

Além dos representantes das editoras, a comitiva contará com a presença de Sevani Matos, presidente da CBL, e Fernanda Gomes Garcia, diretora executiva da entidade. Os vice-presidentes Diego Drumond e Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti, também estarão presentes. A equipe será complementada por Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais, e Ana Claudia Cleto Paiva, analista de relações internacionais.

Um dos destaques da participação brasileira será na mesa "From Climate Science to Climate Action". Este painel, alinhado aos objetivos da ONU para a ação climática, contará com Sevani Matos, que abordará o papel do setor editorial. EJ Hurst, líder em Sustentabilidade da New Society Publishers, compartilhará iniciativas para reduzir o impacto ambiental da indústria. Arne Molfenter, do Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental, e o Professor Ralf Seppelt, do Helmholtz Centre for Environmental Research, também participarão, discutindo como as editoras podem contribuir para a causa climática.

Outro destaque é o lançamento da nova edição do Catálogo de Livros e Direitos Autorais. O catálogo inclui as categorias Infantil e Juvenil, Acadêmico e Religioso, e Ficção e Não Ficção, reafirmando a diversidade e a riqueza da produção editorial do Brasil. Produzido pelo Brazilian Publishers, o material será disponibilizado no formato digital e bilíngue. Além das sinopses, o catálogo reunirá o registro de ISBN de cada obra, facilitando a verificação de vendas de direitos em outros países.

Estande do Brasil

A programação também inclui a tradicional Caipirinha Hour, uma parceria com a MVB e a InvestSP, que acontece no dia 17 de outubro, às 16h30. O evento, que conta com música ao vivo e a culinária típica alemã, é uma oportunidade de networking descontraído entre profissionais do setor editorial de todo o mundo.

"Estamos extremamente orgulhosos de registrar um número recorde de empresas brasileiras na Feira deste ano, o que reforça o crescente reconhecimento da qualidade da nossa produção editorial no cenário internacional. A participação de Fabrício Corsaletti, vencedor do Prêmio Jabuti, também é motivo de celebração, elevando ainda mais a visibilidade da literatura brasileira no exterior", destacou Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

“O lançamento do Catálogo de Livros e Direitos Autorais na Feira do Livro de Frankfurt representa uma grande oportunidade para as editoras brasileiras. Com a participação de 41 empresas, estamos ansiosos para que essas obras ganhem visibilidade internacional, gerando novas oportunidades de negócios e parcerias em um dos maiores eventos do setor editorial”, destacou Rayanna Pereira, que também é a coordenadora do projeto Brazilian Publishers.

Edição anterior

Em 2023, a participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt gerou mais de US$ 1,32 milhão em novos negócios, entre acordos fechados e expectativas para os próximos 12 meses, para as 24 empresas brasileiras participantes. A expectativa para este ano é ainda maior, com as editoras brasileiras buscando expandir suas parcerias e oportunidades no mercado editorial global.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media