MinC, MEC E CBL promovem Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura, pré 27ª Bienal do Livro de São Paulo

Share:

29 de August de 2024

MinC, MEC E CBL promovem Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura, pré 27ª Bienal do Livro de São Paulo

 Evento realizado no dia 5 será dedicado à discussão e promoção de políticas voltadas para a leitura, a literatura, as bibliotecas e a escrita

 

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), será realizada de 6 a 15 de setembro de 2024, em São Paulo. a CBL, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), e o Ministério da Educação (MEC) promoverão, o Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura, dedicado a discutir e promover políticas voltadas para a leitura, a literatura, as bibliotecas e a escrita.  O evento é fechado para convidados.

O seminário reunirá especialistas, autoridades e representantes para debater a importância das políticas de leitura na cultura e na educação, tanto no Brasil quanto em outros países ibero-americanos. Entre os temas abordados estarão os Planos de Livro e Leitura, o Movimento Iberoamericano do Livro, a Estratégia Nacional de Educação, a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

A Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), Lei 13.696/2018, tem em seu artigo 4º a obrigatoriedade da elaboração do PNLL a cada 10 anos. Os ministérios da Cultura e da Educação, em consonância com o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional de Educação (PNE), têm o desafio de atualizar o PNLL e torná-lo mais eficaz frente às demandas contemporâneas.

Estão confirmadas as presenças da ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes (MinC); o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa; além de Margarita Cuellar, diretora de Lectura, Escritura y Bibliotecas no Centro Regional para o Fomento do Libro na América Latina e Caribe (Cerlac); Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura (MinC); Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica (MEC); Nadja Cezar, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, no Ministério da Educação (FNDE-MEC); e Adriana Martínez-Villalba, diretora da Biblioteca Nacional de Colômbia.

Participa ainda do seminário Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Antônio Donato, deputado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP); Jeferson Assumção, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB); Karine Pansa, presidente no International Publishers Association (IPA); Luciano Monteiro, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); e José Castilho, consultor na JCastilho, consultoria em Gestão de Projetos na área do Livro, Leitura e Bibliotecas.

“Estamos felizes em promover esse espaço para trocar ideias e experiências, com grandes nomes do setor. O objetivo desse seminário é contribuir para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que incentivem a leitura no país - uma premissa da CBL”, pontua Sevani Matos, presidente da CBL.

“O Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura será um ambiente de grande relevo para o debate em torno da retomada das políticas nacionais de livro e leitura, considerando a regulamentação da Lei 13.696/2018, que institui a PNLE e dará ao MinC e ao MEC, com a participação da sociedade, a tarefa de construção do novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). Nada mais instigante do que este evento acontecer no contexto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que reúne todos os atores sociais das cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura em nosso país”, afirma Fabiano Piúba.

O secretário explica ainda que, na ocasião, a pactuação política, institucional e social no processo participativo de construção das metas e ações do PNLL para os próximos dez anos deve avançar. “Outra bela confluência é que este Seminário será um espaço de articulação e integração regional em torno do que estamos denominando de Movimento Ibero-americano do Livro, Leitura e Escrita, 20 anos depois do Ano Ibero-americano da Leitura, envolvendo instituições e organismos internacionais como a OEI, CAF, IPA e Cerlac-Unesco em torno desta agenda. O Brasil, como presidente do Conselho Geral do Cerlac assume um papel político e institucional de liderança neste processo e que bom que esta agenda ocorre na Bienal de São Paulo nesta nossa bela e perene parceria com a CBL”.

“Discutir e promover políticas e ações governamentais de incentivo à leitura, à escrita e, especialmente, à literatura é crucial quando se pensa na promoção da equidade educacional em um país que deseja fortalecer a educação básica”, argumentou a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt.  E completou: “O PNLD, PNLE e o PNLL formam um conjunto coeso de políticas que garantem o direito à educação e cultura, oferecendo acesso a livros e materiais de qualidade para toda a sociedade brasileira”, disse.

“É fundamental ampliarmos o acesso aos livros e às plataformas de leitura. E precisamos também potencializar o fato de que, ainda que não pareça, nossas crianças e jovens já leem, mas em outras plataformas”, finalizou.

A curadora do Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura é Renata Costa, que tem uma vasta experiência na cadeia produtiva do livro, desde o setor livreiro até o mercado editorial. É ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil. Fundadora da empresa Palavralida, iniciativa sobre livros, leituras e leitores.

Ela foi avaliadora de produções e projetos na área do livro nacionais e internacionais, tais como: Prêmio Vivaleitura (Ministério da Cultura e da Educação); Flup (Festa Literária das Periferias); Instituto Pró-Livro (Prêmio Retratos da Leitura no Brasil – IPL); Obras literárias sobre os 200 Anos de Independência (Ministério da Cultura); Programa Iberbibliotecas (América Latina e Caribe), e outros. Realiza palestras e conferências no Brasil e América Latina, debatendo, promovendo e apoiando a implementação de planos e políticas voltadas ao Livro e Leitura.

O evento conta com o patrocínio do Banco de Desarrollo de América Latina Y El Caribe.

Saiba mais sobre o PNLL

O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) é um conjunto amplo de políticas e ações voltadas para a valorização do livro e da leitura realizadas pelo estado e a sociedade. Trata-se de um pacto social pela valorização social do livro, da leitura, da literatura, da escrita e das bibliotecas. O PNLL tem caráter interministerial, sendo elaborado pelo MinC e MEC, uma vez que agrega as demandas culturais e educacionais da leitura, abrangendo ações dentro e fora da escola.

Uma novidade desse processo é a incorporação de uma política para a escrita, que não estava presente no plano anterior. O desafio é elaborar políticas culturais e ações voltadas à qualificação e diversificação da criação literária, como também de tornar a formação do leitor mais completa pela democratização da formação em escrita criativa, entendida como direito.

Para isso, o PNLL se divide em quatro eixos: Eixo 1 – Democratização do acesso; Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores; Eixo 3 – Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e Eixo 4 – Fomento à cadeia criativa e produtiva do livro.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media