1º dia do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos discute tendências do setor editorial brasileiro

Share:

6 de June de 2024

1º dia do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos discute tendências do setor editorial brasileiro

Evento realizado pela Câmara Brasileira do Livro reuniu 400 profissionais do setor editorial com palestras e mesas sobre produção de audiolivros, influenciadores, consumo de livros e desafios do setor 

Até sexta-feira, dia 7 de junho, a Câmara Brasileira do Livro realizará o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, no Tauá Resort & Convention em Atibaia, São Paulo. O primeiro dia contou com participações de especialistas renomados, mesas e palestras sobre temas relevantes para o setor editorial brasileiro.

A primeira mesa contou a participação presencial de Videl Bar-Kar, vice-presidente de áudio da Bookwire, conhecido por sua visão inovadora no mundo dos audiolivros e do mercado editorial global. Bar-Kar falou sobre os caminhos futuros e os desafios do setor, destacando o cenário do mercado de livros digitais. “O Brasil é um mercado novo para audiolivros e exige um esforço coletivo para oferecer opções ao consumidor brasileiro. Não há um consumo histórico, como na Europa, então os editores precisam acreditar nesse mercado e investir a longo prazo. Nos últimos cinco anos, o resultado já dobrou. Está crescendo, impulsionado também pelo consumo de podcasts, que tem uma forte relação com os audiolivros,” afirmou Bar-Kar. Ele enfatizou que os audiolivros não substituem os livros físicos, mas sim oferecem uma opção adicional, inclusive aumentando a acessibilidade e diversificando o público.

A mesa “Panorama do livro: as questões editoriais mais debatidas no mundo” contou com as participações de Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), e Sevani Matos, presidente da CBL, com mediação de Maria Fernanda Rodrigues, editora de Cultura do jornal O Estado de S. Paulo. Os participantes do encontro também assistiram à palestra de Tatiany Leite, jornalista e criadora do “Vá ler um Livro”, que abordou o tema “Influenciadores: o que é fundamental para uma parceria de sucesso?”. Tatiany falou sobre a evolução das redes sociais desde 2006 e ressaltou a importância de uma estratégia de comunicação eficaz para as empresas. “O Brasil tem mais de 500 mil influenciadores digitais, segundo levantamento, é importante que as empresas do setor olhem e pensem na estratégia certa para se comunicar com o seu público,” destacou. Ela mostrou exemplos de estratégias de conteúdo relevantes e enfatizou que a venda é consequência do relacionamento com o público.

O encontro discutiu ainda sobre a demanda no setor editorial. Ismael Borges, gerente territorial da Bookscan Brasil NielsenIQ, Jacira dos Anjos Cunha, analista sênior, e Mariana Bueno, coordenadora de Pesquisas Econômicas e Setoriais, da Nielsen BookData. Os especialistas apresentaram o estudo “Panorama do Consumo de Livros, que mostra o perfil dos consumidores e dos não consumidores de livros. A pesquisa foi feita em 2023 com 16 mil entrevistados. Eles apresentaram os resultados, que revelaram que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. Além disso, 69% dos consumidores adquiriram entre 1 a 5 livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.

A programação do primeiro dia do encontro foi encerrada com uma mesa sobre os desafios do setor do livro, especificamente sobre a atuação das entidades do livro na implantação do PNLL. Participaram Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros, Dante Cid, presidente do SNEL, e Sevani Matos, presidente da CBL, com mediação de Talita Facchini, editora assistente do PublishNews. Sevani destacou a importância da Lei Cortez para a cadeia do livro e a necessidade de divulgação dessa lei. Dante Cid mencionou o apoio ao esclarecimento ao cidadão sobre a lei, enquanto Ângelo Xavier falou sobre a inclusão de bibliotecas no PNLD e as expectativas de aumento no número de obras.

Sobre a ação das entidades em relação às enchentes no Rio Grande do Sul, a CBL, SNEL, Abrelivros, Abrale e outras realizaram uma campanha de arrecadação. “Ainda estamos avaliando o tamanho do prejuízo para editoras e livrarias na região,” afirmou Dante Cid.

Sevani Matos convidou todos para participarem da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada em setembro, e anunciou o lançamento do Guia ESG para o mercado editorial, liderado por Luciano Monteiro, vice-presidente da CBL.

O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos segue até 7 de junho, reunindo profissionais do setor editorial para debater as últimas tendências e inovações do mercado, com uma programação inédita.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media