A nona edição da Istanbul Publishing Fellowship foi marcada pelos resultados positivos trazidos pela delegação brasileira. O evento na Turquia foi o primeiro encontro editorial internacional de 2024 e gerou resultados de USD 36 mil dólares para os três representantes brasileiros.
A participação do time brasileiro foi promovida pelo Brazilian Publishers, o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A delegação brasileira foi composta por Gabriela Colicigno, da Agência Magh; Isabel Diegues, Editora Cobogó; Paulo Fuzinelli, da Leiturinha Sandbox Group, e Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers.
A Istanbul Publishing Fellowship foi organizada pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, e o objetivo do evento é promover a literatura no país e uma cooperação mútua entre o mercado editorial.
Para Sevani Matos, presidente da CBL, os resultados obtidos destacam o crescimento do mercado editorial brasileiro no cenário internacional. “Os resultados conquistados refletem não apenas o talento e a qualidade de nossos profissionais, mas também a crescente relevância internacional de nossas produções literárias. Estamos orgulhosos de contribuir para a expansão e o reconhecimento da cultura brasileira além-fronteiras.”
Para Rayanna Pereira, os resultados de Istambul representam uma conquista para as editoras. “Essa conquista reflete não apenas a qualidade do nosso trabalho, mas também a crescente valorização internacional das nossas produções literárias."