CBL marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Share:

7 de March de 2024

CBL marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) até 8 de março, contou com a presença da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Mara Cortez, diretora da CBL e membro do Conselho de Políticas Culturais, e  Fernanda Garcia, diretora-executiva da entidade, participaram ativamente das atividades que visam fomentar o diálogo e o intercâmbio de ideias no campo da cultura.

O setorial de livro e leitura do qual Mara Cortez participa decidiu apresentar quatro propostas para a formulação de políticas públicas de cultura. 

Uma das principais consiste na revisão, atualização e aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 294/2005, que estabelece a criação do Fundo Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Além disso, sugere-se a criação do Instituto Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e a promoção de ações para fortalecer e implementar as diretrizes da Política Nacional da Leitura e Escrita, conforme estabelecido na Lei nº 13.696/2018, especialmente em seus artigos 2º e 3º.

A proposta também tem como intuito assegurar que as expressões artísticas e culturais estejam integradas e alinhadas com as políticas e ações voltadas para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas. O objetivo é registrar, tornar acessíveis, difundir e promover conhecimentos e saberes a curto, médio e longo prazo, fortalecendo os objetivos do Plano Nacional de Cultura.

As propostas originadas durante o evento servirão de base para a elaboração do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que servirá como guia para as ações e os investimentos do Ministério da Cultura ao longo da próxima década. 

A presença ativa da Câmara Brasileira do Livro ressalta a importância da literatura e da produção editorial no contexto cultural do país. Como parte integrante desse evento crucial, a CBL contribui para os debates e deliberações, buscando assegurar que a cultura do livro seja adequadamente representada e considerada nas políticas culturais em desenvolvimento.

Durante cinco dias, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) oferece uma ampla gama de atividades destinadas a promover o diálogo e o intercâmbio de ideias no campo da cultura. Começando com uma série de reuniões e atividades artísticas no primeiro dia, a conferência abrange desde discussões sobre políticas culturais até encontros setoriais e de gestores.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media