A mulher na literatura e no mercado editorial

Share:

8 de March de 2024

A mulher na literatura e no mercado editorial

Sevani Matos - Presidente da Câmara Brasileira do Livro

No Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas e refletimos sobre os desafios que ainda enfrentamos em busca de igualdade de gênero. No universo literário e editorial brasileiro, as mulheres têm desempenhado um papel fundamental. A literatura brasileira tem sido enriquecida pela voz e pela perspectiva das mulheres. Nossas autoras têm contribuído imensamente para o nosso patrimônio cultural, oferecendo visões de mundo fortemente influenciadas por suas experiências como mulheres. 

Mas, para além de nossas renomadas escritoras e, claro, de nossas leitoras, nos últimos anos, o mercado editorial brasileiro tem sido influenciado por mulheres que desempenham o papel de  líderes, a moldar o futuro da indústria.

Na Câmara Brasileira do Livro, temos orgulho de dizer que nossa equipe é majoritariamente feminina. Tenho grande orgulho de, após mais de 20 anos de carreira nas áreas administrativa e comercial, ter agora a oportunidade de presidir a Câmara no biênio 2023-2025, contribuindo para consolidar as conquistas das mulheres em nosso segmento e dando continuidade ao trabalho de outras que vieram antes, como Karine Pansa, que comandou a CBL na gestão de 2011 a 2015, sucedendo a Rosely Boschini, que esteve à frente da Câmara no período de 2007-2011. Atualmente, Karine Pansa é presidente da International Publishers Association (IPA), entidade fundada em 1986, que defende a bandeira da liberdade de publicação e de expressão e realiza ações de promoção da alfabetização e da leitura, mantendo relações consultivas com as Nações Unidas.  

Isso não é apenas um reflexo de uma estatística, mas uma celebração de competência, dedicação e perspectiva feminina que influenciam diretamente na nossa missão de promover a literatura e a leitura.

No mercado editorial, a representação feminina vai além dos números. Mulheres em posições de liderança têm a capacidade de influenciar decisões editoriais, promover diversidade nas publicações e incentivar a igualdade no local de trabalho. A presença feminina em cargos de gestão na indústria é fundamental para assegurar que diversas vozes sejam ouvidas e valorizadas.

Na indústria editorial, não apenas fomentamos a equidade de gênero com a crescente liderança feminina, mas também inspiramos a próxima geração de mulheres a buscar seus próprios caminhos de sucesso, seja na escrita, na edição e na publicação das obras, como em qualquer campo que escolherem. É fundamental reconhecer e celebrar o impacto positivo que as mulheres têm no enriquecimento da nossa cultura e na formação de um mercado editorial mais inclusivo e diversificado.

No Dia Internacional da Mulher, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero no mercado editorial. A Câmara Brasileira do Livro reconhece e valoriza essa importância em todos os níveis da indústria e se compromete a continuar apoiando e celebrando suas conquistas.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media