A entrega da premiação acontece em São Paulo no dia 5 de dezembro
O 65º Prêmio Jabuti, a mais importante premiação nacional do livro, terá como mestres de cerimônias os jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, ambos da Rede Globo. A entrega das estatuetas desta edição acontece no dia 5 de dezembro, às 20h, para convidados, no Theatro Municipal de São Paulo. No total, a premiação contou com 4.225 obras inscritas, que mostram o tamanho do prêmio e da literatura brasileira.
Sandra Annenberg tem carreira jornalística de destaque sendo reconhecida por sua atuação como apresentadora e repórter em diversos programas da Rede Globo, onde também foi âncora e editora executiva do Jornal Hoje. Atualmente, apresenta o Globo Repórter.
Ernesto Paglia, igualmente respeitado no campo do jornalismo, foi repórter especial e fez a cobertura jornalística de eventos nacionais e internacionais significativos em sua extensa carreira.
A experiência e o carisma de ambos prometem tornar a cerimônia do Prêmio Jabuti um evento memorável, destacando a importância da literatura e da cultura no Brasil. Será a primeira vez que eles apresentarão juntos uma cerimônia de entrega de prêmios.
Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 21 categorias do Prêmio – distribuídos em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação – e o Livro do Ano. O evento também será transmitido pelo canal oficial do Youtube da CBL e também pelo TikTok do Prêmio Jabuti.
Nesta edição, Hubert Alquéres é o responsável pela curadoria do Prêmio Jabuti. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A novidade de 2023 é a nova categoria, Escritor Estreante, que será voltada a autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O livro deve ser Romance de Entretenimento ou Romance Literário. Outro destaque desta edição é para o vencedor da categoria Livro do Ano, que além de ser contemplado com a estatueta dourada, receberá o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo.
Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no mercado editorial brasileiro. Patrimônio cultural do país, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.
Acesse o site www.premiojabuti.com.br para conferir todos os detalhes da 65ª edição.