Comissão de Educação debate Lei Cortez

Share:

26 de October de 2023

Comissão de Educação debate Lei Cortez

Ontem, dia 25, o Senado promoveu uma audiência pública para discutir a Política Nacional do Livro, também conhecida como Lei Cortez. O Projeto de Lei do Senado 49/2015 institui a política nacional que estabelece regras para a comercialização e a difusão do livro, com o intuito de valorizar toda a cadeia do livro, desde leitores, autores, editoras e livrarias, fomentar a produção intelectual nacional e a facilitação ao acesso da cultura impressa e digital no país, além de permitir maior bibliodiversidade.

Participaram da audiência Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Francisco Bilac Moreira Pinto Filho, presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR); Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); Marcus Telles, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL); João Scortecci, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF); Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura; e a senadora Teresa Leitão, relatora da Lei em questão. Os representantes das entidades enfatizaram o apoio ao projeto e a relevância da lei para o mercado e para a sociedade. Eles também responderam às perguntas enviadas pela população que acompanhou a audiência.

Segundo Sevani Matos, a aprovação do projeto de lei não resultaria em um aumento nos preços dos livros. Ela destacou a proteção abrangente à cadeia produtiva e a promoção de livrarias independentes em municípios carentes desse serviço. Marcus Telles, presidente da ANL, mencionou leis internacionais que evidenciam que países sem políticas de controle de preços tendem a ser dominados por grandes plataformas.

Outros convidados, como Dante Cid, presidente do SNEL, discutiram uma guerra comercial com essas plataformas, apontando para a dificuldade dos pequenos comerciantes em competir devido às margens de lucro impraticáveis. Já Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, mencionou a criação de um grupo técnico para desenvolver uma política de redução de preços de livros em resposta a uma demanda do presidente Lula. Ele também expressou o apoio do Ministério ao PLS 49/15.

Para mais informações sobre o PLS 49/2015:https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/119760

Confira a audiência pública na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=M-VM-NhHa0Y

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media