Feiras literárias de Londres e Bogotá geram mais de USD 300 mil para delegações de editoras brasileiras

Share:

15 de May de 2023

Feiras literárias de Londres e Bogotá geram mais de USD 300 mil para delegações de editoras brasileiras

As edições deste ano da Feira do Livro de Londres e dos dias profissionais da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) aconteceram entre os dias 18 e 20 de abril. Ao todo, dez empresas participantes do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) –, marcaram presença, gerando um total de USD 318.300 mil, entre negócios fechados e expectativas.

As editoras Letras do Pensamento, Girassol, Rua do Sabão, Biblioteca do Exército, Global, Universidade Estadual Paulista e Editora Callis representaram o Brasil em Londres. As empresas foram acompanhadas por uma delegação da CBL formada por Sevani Matos, presidente; Fernanda Garcia, diretora-executiva; Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA); e Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais. A participação brasileira no evento literário gerou USD 175.300 mil para as empresas, entre negócios fechados e expectativas para os próximos 12 meses.

Em Bogotá, o mercado literário brasileiro foi representado pelas editoras Mil Caramiolas, Mais Ativos/Mais Amigos, Global, Revista Internacional Destaque Nordeste e Editora Callis. Rayanna Pereira, analista de relações internacionais da CBL, completou a delegação na capital colombiana. A participação nos dias profissionais do evento resultou em USD 143 mil para as empresas brasileiras participantes, também entre negócios fechados e expectativas.

De acordo com Sevani Matos, a participação brasileira nos eventos foi fundamental para estreitar laços comerciais entre o mercado literário do Brasil e do mundo: “Retornamos das feiras literárias de Londres e de Bogotá, dois importantes eventos no nosso calendário internacional, com o sentimento de dever cumprido. Além do resultado da venda de livros e direitos autorais, o networking realizado durante os dias 18 e 20 de abril com profissionais do livro do mundo todo prometem ampliar cada vez mais a presença da literatura brasileira no exterior futuramente”, afirma. 

Feira do Livro de Londres

Realizada anualmente desde 1971, a Feira do Livro de Londres é reconhecida como um dos maiores eventos do mercado literário mundial. Na edição deste ano, um dos maiores destaques da participação brasileira foi a assinatura do contrato que tornou a Câmara Brasileira do Livro a nova Agência Brasileira do ISNI (International Standard Name Identifier), responsável pela emissão do número de identificação global usado para registrar todas as obras de um criador de conteúdo. O contrato foi assinado pela presidente da CBL, Sevani Matos, e pelo presidente da ISNI-IA, Michael Healy.

Outros destaques do Brasil ficaram por conta da participação de Karine Pansa na cerimônia de abertura do Sustainability Lounge e do painel “Global Outlook and Value of the Publishing Industry” (Perspectivas Globais e Valor da Indústria Editorial), sobre desafios e oportunidades do mercado de livros no mundo digital.

A missão brasileira em solo britânico incluiu também uma visita da delegação da CBL à Embaixada do Brasil em Londres e da presença de Sevani Matos e Fernanda Garcia em uma palestra a respeito do futuro da proteção de obras intelectuais diante do avanço de ferramentas de Inteligência Artificial. Já o estande brasileiro, organizado pelo Brazilian Publishers, promoveu a venda de livros e sediou reuniões profissionais entre editores nacionais e internacionais.

Feira Internacional do Livro de Bogotá

Além das reuniões entre editores do Brasil e do mundo, outro destaque da participação brasileira na Feira Internacional do Livro de Bogotá foi a visita do embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, e do adido cultural na Embaixada do Brasil, Alexandre Manhães, ao estande brasileiro, mais uma vez promovido pelo Brazilian Publishers.

Realizada desde 1988 pela Câmara Colombiana do Livro em parceria com a Corferias, a Feira se tornou um dos eventos culturais mais importantes do universo hispânico. O evento reúne anualmente centenas de profissionais do mercado literário mundial, como autores, editores, revisores, tradutores, distribuidores, agentes e livreiros. Neste ano, as autoras brasileiras Djamila Ribeiro, Mariana Massarani e María Elena Morán estiveram presentes no evento.

Saiba mais sobre o Brazilian Publishers aqui.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media