Encontro com Autores terá Bianca Santana falando sobre suas obras e vivências no Theatro Municipal

Share:

7 de December de 2022

Encontro com Autores terá Bianca Santana falando sobre suas obras e vivências no Theatro Municipal

Série tem o objetivo de aproximar leitores e escritores contemporâneos para um debate informal sobre literatura

O último evento da série Encontro com Autores do Jabuti acontece no dia 14 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo, com a consagrada escritora Bianca Santana promovendo a conversa “Duas vertentes, uma mesma água”. O evento, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Theatro Municipal de São Paulo, é uma oportunidade para o público estar junto de grandes autores e debater com eles a respeito da principal premiação da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti. 

A autora Bianca Santana falará sobre suas obras e vivências, além de promover uma análise da obra militante de Sueli Carneiro, Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e também jornalista, Bianca Santana é ativista feminista e do movimento negro. Ela é autora de “Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo” (Fósforo, 2022), "Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro" (Companhia das Letras, 2021) e "Quando me descobri negra"(SESI-SP, 2015).

O Encontro com Autores é uma atividade aberta ao público, de forma gratuita, por ordem de chegada. O evento começa às 19h. A primeira edição reuniu Sueli Carneiro, homenageada como Personalidade Literária de 2022 pelo Prêmio Jabuti e primeira Personalidade Literária do Prêmio não proveniente do eixo literatura, com o editor Marcos Marcionilo, atual curador do prêmio.

Na sequência, a conversa foi entre o conselheiro Luiz Trigo e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho. O programa também contou com a presença das escritoras Amara Moira, Monique Malcher e Eliane Potiguara. Com o título “Ouça Minha Voz, Leia Minha Letra”, as quatro mulheres levaram para o debate os caminhos da criação literária e o ativismo, num debate mediado pela conselheira Bel Santos-Mayer.

Já a rodada “A informação entre milícias e guerrilhas” promoveu o encontro entre o jornalista Bruno Paes Manso e Mário Magalhães, com mediação de Marcos Marcionilo. Os dois autores tiveram livros publicados que renderam troféus do Jabuti na categoria Biografia e Reportagem. Mário foi agraciado em 2013 graças a “Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo”. Bruno, por sua vez, ficou com o prêmio em 2021 por conta de “A república das milícias: dos esquadrões da morte ao governo Bolsonaro”. O médico Drauzio Varella participou do Encontro com Autores com tema  “Uma História de Muitas Vidas” e conversou com o conselheiro Rodrigo Casarin. Como escritor, Drauzio Varella venceu o Jabuti de Livro do Ano na categoria Não Ficção em 2000, com “Estação Carandiru”.

 

Data: 14 de dezembro, quarta-feira

Local: Theatro Municipal - Salão Nobre, às 19h

Classificação livre

Capacidade 200 lugares

Duração aproximadamente 90 minutos

Entrada livre e gratuita, por ordem de chegada até atingir a capacidade

Clique aqui e saiba mais.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media