Eleições CBL: Inscrições de chapas estão abertas

Share:

28 de November de 2022

Eleições CBL: Inscrições de chapas estão abertas

As eleições de Diretoria para o Biênio 2023/2025 da Câmara Brasileira do Livro, acontecerão no dia 28 de fevereiro de 2023, em Assembleia Geral Ordinária híbrida a ser convocada.

As inscrições das chapas para as eleições poderão ser realizadas até 29 de janeiro de 2023.

Este ano o procedimento de inscrição será realizado presencial e virtualmente, devendo o interessado enviar toda a documentação exigida em formato PDF e solicitar agendamento para uma reunião com a Comissão Eleitoral composta por Carlos Taufik Haddad, Isis Valéria Gomes e Paulo José Carvalheiro, pelo e-mail: comissaoeleitoral@cbl.org.br

A documentação deverá ser encaminhada devidamente assinada e digitalizada para avaliação da Comissão Eleitoral. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo departamento jurídico da CBL através do e-mail: juridico@cbl.org.br

Para o registro de chapas deverá ser observados os artigos 51 a 53 do Estatuto da Câmara Brasileira do Livro abaixo transcritos:

Art. 51 - Obrigatoriamente o registro de chapas deverá ser acompanhado de:

  1. autorização de seus componentes a incluí-los na chapa;
  2. plataforma de trabalho da chapa, subscrita pelos seus integrantes;
  3. comprovantes das condições estabelecidas neste estatuto.

Destacamos dentre as condições estabelecidas neste estatuto, o art. 5º, § 1º que dispõe que os associados poderão exercer plenamente os seus direitos, 90 (noventa) dias depois de aprovado seu ingresso nos quadros associativos, e § 2º que dispõe que para exercer seus direitos de votar e ser votado, bem como integrar qualquer chapa o associado deverá estar em dia com todas as suas obrigações financeiras perante a Câmara Brasileira do Livro.

Art. 52 - A votação para Diretoria será sempre feita por voto fechado e por chapas completas e não vinculadas entre si, devendo obrigatoriamente indicar:

  1. entre os Vice-Presidentes aquele que substituirá ou sucederá o Presidente, no caso da falta ou impedimento deste;
  2. o cargo que cada candidato disputa;
  3. a ordem hierárquica dos suplentes.
  • único – A composição das chapas deverá buscar equilíbrio em relação ao gênero e localização de seus participantes.

Art. 53 - O candidato a Presidente deverá:

  1. ter, obrigatoriamente, no mínimo, 5 (cinco) anos de atividade contínua na classe;
  2. estar vinculado a empresas associadas à Câmara Brasileira do Livro nos últimos 24 (vinte e quatro) meses anteriores à data da inscrição da chapa;
  3. fazer prova de idoneidade financeira, tanto pessoal como da pessoa jurídica que representa, por meio de Certidões Cíveis e Criminais, bem como declaração de Instituição Bancária;
  4. ter participado no mínimo em uma diretoria da Câmara Brasileira do Livro;
  • único - O Vice-Presidente Administrativo e Financeiro e o substituto do Presidente indicado pela chapa deverão reunir os requisitos da letra "c" do art. 51.

Clique aqui e confira o texto na íntegra do estatuto da CBL.

Confira aqui a relação de documentos necessários para a inscrição da chapa, que devem ser assinados e digitalizados para envio no e-mail da Comissão Eleitoral.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media