A edição de 2022 da Feira do Livro de Londres aconteceu em formato presencial entre os dias cinco e sete de abril, na capital inglesa, no Olympia London. O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — apoiou uma delegação composta por representantes de seis editoras do país: Arole, Faro Editorial, Melhoramentos, Rua do Sabão, Companhia das Letras e Girassol Brasil.
Neste ano, a feira de Londres gerou USD 388.500 mil, com os resultados em negócios totais e a expectativa para os próximos doze meses com a venda de livros físicos e também de direitos autorais para as editoras brasileiras participantes. Além disso, a ida das casas editoriais ao evento também rendeu 127 novos contatos para os representantes.
Vitor Tavares, presidente da CBL, está muito satisfeito com a participação e os resultados do Brasil no evento: “A presença brasileira na feira inglesa gerou excelentes números, demonstrando um exímio preparo das editoras em negociações. Além disso, o evento possibilitou um estreitamento de relações entre os mercados editoriais do Brasil e de vários países europeus”, conclui.
O Brasil contou, ainda, com um estande exclusivo no evento, com espaço para a negociação de direitos autorais, reuniões B2B e uma exposição com destaque para os títulos ganhadores do Prêmio Jabuti, a premiação mais importante da literatura brasileira.
O país também foi representado no evento com a presença de brasileiros importantes do mercado editorial, como Fernanda Garcia, diretora executiva da CBL, Karine Pansa, vice-presidente da International Publishers Association (IPA) e diretora da CBL, além do presidente Vitor Tavares. Os profissionais participaram de encontros institucionais referentes à agência internacional do ISBN (International Standard Book Number), que é emitido com exclusividade no Brasil pela Câmara Brasileira do Livro.
De acordo com Fernanda Dantas, gerente executiva do Brazilian Publishers, é fundamental ter uma boa participação na Feira de Londres. “O evento é um dos mais relevantes do ano. Um momento decisivo para que as editoras brasileiras apresentem ao público internacional o melhor de seu catálogo, negociando a venda de títulos nacionais e gerando visibilidade para o trabalho editorial do país.”
A Feira do Livro de Londres
A feira do livro de Londres reúne a comunidade editorial para três dias de negócios, networking e aprendizagem. O evento busca trazer as maiores tendências e novidades do mercado global promovendo um encontro entre editores, negociadores e demais profissionais de direitos autorais e do segmento editorial de vários países. O evento é uma oportunidade única para a comunidade editorial, juntando diversas partes envolvidas na negociação de direitos em mídia impressa, áudio, TV, cinema e canais digitais.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.