Câmara Brasileira do Livro lamenta a morte do Poeta da Floresta, Thiago de Mello

Share:

14 de January de 2022

Câmara Brasileira do Livro lamenta a morte do Poeta da Floresta, Thiago de Mello

É com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia da morte de Thiago de Mello. O Poeta da Floresta, como era conhecido, nos deixa aos 95 anos de idade com o alento de sua contribuição inigualável à literatura brasileira. A obra do escritor amazonense reverberou pelo mundo todo: foi traduzida para mais de 30 idiomas.

Ainda jovem, Thiago de Mello foi adido cultural na Bolívia e no Chile, tornou-se amigo de figuras como Pablo Neruda, Lucio Costa e Carlos Drummond de Andrade e exilou-se durante a ditadura. O poeta voltou para o Brasil e nunca deixou de escrever sobre questões ambientais e políticas do Amazonas. Sua mais famosa poesia, “Os Estatutos do Homem”, fala da esperança, da fé e dos valores humanos. A esperança, inclusive, é temática que permeia seu trabalho: “Faz escuro mas eu canto / porque a manhã vai chegar”, escreveu em 1965. 

No ano de 2018, Thiago de Mello foi reverenciado durante a 60ª edição do Prêmio Jabuti. Como “Personalidade Literária”, foi reconhecido pelo conjunto de sua obra. Muito além de seu legado para a cultura brasileira, o poeta irá deixar saudades. Neste momento, os pensamentos de todos da Câmara Brasileira do Livro estão com seus familiares e amigos. Desejamos que encontrem forças e tenham resiliência na elaboração deste luto.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media