Delegação brasileira marca presença na Feira do Livro de Guadalajara com editoras e autores

Share:

23 de November de 2021

Delegação brasileira marca presença na Feira do Livro de Guadalajara com editoras e autores

A edição deste ano da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) acontece entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro na cidade mexicana. Neste ano, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), retorna presencialmente ao evento em parceria com a Embaixada do Brasil no México. 

"A Feira do Livro de Guadalajara é considerada um ponto-de-encontro importante das nações hispano-americanas, reunindo representantes de mais de 40 países. O Brasil sempre tem uma presença expressiva e, neste ano, não será diferente", garante o presidente da CBL, Victor Tavares. Além das editoras Girassol Brasil, Callis, Global e Bibliex, também haverá a presença dos autores Claudia Lage, Itamar Vieira Junior, Marcelo Labes, Oscar Nakasato e Tiago Ferro e da professora Tania Rösing, considerada "amiga do livro" pelo Prêmio Jabuti de 2014. 

Eles foram convidados pelo projeto Destinação Brasil, que procura apresentar a diversidade do país durante os debates na programação da feira. O programa é realizado desde 2012 por meio de uma parceria entre os organizadores, o Brazilian Publishers, o Prêmio São Paulo de Literatura e a Embaixada do Brasil no México, com apoio de Textofilia Ediciones e da Secretaria de Cultura e Economía Creativa do Estado de São Paulo.

"Aos poucos e com toda a segurança, vamos retomando a nossa presença física nos principais eventos internacionais, mostrando todo o potencial da nossa produção. A FIL é um ponto-de-encontro essencial para os países que falam português e espanhol, por isso, é tão importante esse movimento", explica Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers.   

O estande brasileiro é realizado em parceria com a Embaixada do Brasil no México e receberá a visita do embaixador Fernando Coimbra. Também haverá a venda de livros brasileiros, tanto em português como em espanhol, em colaboração com a Librería Carlos Fuentes e a distribuidora 2Books

 

Confira abaixo os principais momentos a participação do Brasil no evento:

 

27 de novembro

14h - Inauguração da FIL e abertura do estande do Brasil

 

28 de novembro

10h55 às 11h45 - Congresso de Traducción e Interpretación San Jerónimo - "Traducción y ortotipografía: un estudio comparado de normas editoriales entre Brasil y México"

Participação: Sandra Erika Carmona Esquivel

Local: Bloque E

 

29 de novembro

10h30 às 11h20 - “Literatura infantil y juvenil. ¿Sólo para chicos?”

Conferencia Magistral: “Lectores creativos para siempre: del libro al juego electrónico”

Participação: Tania Rösing

Local: Salón Enrique González Martínez, Área Internacional,

 

18h às 18h50 - "Clarice Lispector. Rostros, voces y gestos literários. Archivos de la Fundación Casa de Rui Barbosa"

Participação: Emiliano Mastache, Martha Patricia Reveles, Diogo Almeida

Local: Salón C, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

1 de dezembro

18h às 18h50 -  "Destinação Brasil"

Participação: Tiago Ferro, Claudia Lage, Itamar Vieira Junior

Local: Salón F, Área Internacional

 

2 de dezembro

18h às 18h50 - "Destinação Brasil"

Participação: Marcelo Labes e Oscar Nakasato

Local: Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

20h às 20h50 - Prêmios em colaboração |  Prêmio São Paulo de Literatura 2021

Participação: Tiago Ferro, Claudia Lage e Marcelo Labes

Local: Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

3 de dezembro

11h - Coletiva de imprensa - Assinatura do segundo convênio de apoio da Embaixada do Brasil à publicação de autores brasileiros no Fondo de Cultura Econômica

Local: estande da FCE

 

18h às 18h50 - "Torcido arado / Nihonjin"

Autores: Itamar Vieira Junior e Oscar Nakasato

Mediação: Ricardo Sánchez e Diogo Mendes de Almeida

Local: Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media