Câmara Brasileira do Livro lamenta o falecimento de José Xavier Cortez

Share:

24 de September de 2021

Câmara Brasileira do Livro lamenta o falecimento de José Xavier Cortez

É com muita tristeza que a Câmara Brasileira do Livro recebe a notícia do falecimento de José Xavier Cortez (1936-2021). Amigo dos livros, defendeu com paixão e esmero as causas dos direitos autorais e da disseminação da leitura no Brasil.

Cortez, como era conhecido pelos amigos do mercado editorial, além de fundar a Editora que leva seu nome, também foi diretor da CBL durante os anos de 1999 e 2003. Em sua passagem pela Câmara, esbanjou carisma, colecionou amigos e deu continuidade ao trabalho que transformou o setor. Como presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, Cortez liderou uma pauta que nos é muito cara: a da defesa dos direitos autorais no Brasil.

Seu comprometimento e legado levaram ideias potentes às prateleiras de livrarias do Brasil inteiro. Ideias essas fundamentais para a formação de nossa nação, e luta pelas desigualdades sociais em nosso país.

O menino de 17 anos que saiu do sertão nordestino dedicou mais de 50 anos aos livros e à leitura. Em 2018, a CBL homenageou tal legado durante a Festa de Confraternização de Editores e Livreiros. Um momento que guardamos em nossas memórias e temos muito orgulho de fazer parte de nossa história.

Além de um legado sem igual, Cortez deixa saudades. Foi homem íntegro e muito querido por todos os amigos e profissionais do mercado editorial brasileiro.

Neste momento de luto, nossos pensamentos estão com seus familiares. Deixamos aqui nossos sentimentos e desejamos força e resiliência neste momento.

 

Informações da cerimônia de despedida:

Dia 25/09
Das 9h às 12h

Velório Ossel
Av Goiás, 459
São Caetano do Sul

(10 minutos - Crematório Vila Alpina)

Em virtude da pandemia, só podem 20 pessoas (poderá ser feito revezamento)

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media