Brazilian Publishers tem balanço positivo em semestre de eventos virtuais

Share:

30 de August de 2021

Brazilian Publishers tem balanço positivo em semestre de eventos virtuais

O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — fechou o primeiro semestre de 2021 com um resultado de USD 650 mil em vendas de livros e direitos autorais das editoras participantes para o mercado externo.

O valor revela um reaquecimento do mercado global do livro: o montante é maior do que o resultado do ano de 2020 inteiro, que movimentou USD 636 mil em livros e direitos.

A conquista pode ser atribuída, também, aos esforços do Brazilian Publishers em organizar a presença brasileira em eventos virtuais e rodadas de negócios e à entrada de novas editoras no Programa — as casas Rua do Sabão e Bonilaure.

De acordo com Vitor Tavares, presidente da CBL, esta é uma prova da resiliência do mercado do livro: “No Brasil, a CBL encabeçou uma série de iniciativas para manter a nossa cadeia aquecida, como o projeto Retomada das Livrarias, entre tantos outros incentivos. Por isso que é com alegria que divulgamos os dados positivos de retomada do Brazilian Publishers”.

Na Feira de Bolonha, por exemplo, o Brazilian Publishers possuía um estande virtual, no qual divulgou seu catálogo de livros e direitos autorais.  Durante o evento, promoveu um matchmaking, que contou com a participação de 18 casas brasileiras e 17 internacionais em 33 reuniões. Além disso, o Programa realizou um workshop de ilustração na feira.

Na Feira do Livro de Londres, a ação foi semelhante. O Programa também marcou a presença brasileira com um estande digital, palco para a divulgação das editoras participantes, e uma ação de matchmaking.  Além disso, a participação do Brasil também contou com um seminário sobre o mercado de livros acessíveis, que ficou disponível para todos que acompanharam a feira.

A agenda para o segundo semestre também promete potencial para esse crescimento. No período, irão acontecer as Feiras do Livro de Frankfurt e de Guadalajara e os resultados de acordos anteriores ainda darão frutos. Além disso, o semestre tem o lançamento do novo catálogo de direitos autorais.

Segundo Fernanda Dantas, gerente executiva do Brazilian Publishers, os resultados do primeiro semestre trouxeram otimismo: “Trabalhamos muito para aquecer ainda mais as relações do mercado editorial brasileiro com editoras internacionais. É fantástico ver que estamos no ritmo certo, mesmo ainda sem a participação do Brasil em eventos físicos”.

Ela nota, ainda, que parte desses resultados são provenientes do programa Bolsa de Apoio à Tradução (ainda aberto para inscrições), que contemplou diversas editoras e auxilia a exportação de obras escritas por autores brasileiros. Nos próximos meses, oito títulos irão desembarcar no Egito, México, Moçambique e França graças à bolsa.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media