1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo atrai público de 90 países e estende acesso até 13 de fevereiro

Share:

14 de December de 2020

1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo atrai público de 90 países e estende acesso até 13 de fevereiro

Em uma semana, evento teve mais de 1,338 milhão de visualizações e 79% acessaram a plataforma por celular.

 

The 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, versão digital do maior evento literário da América Latina, atraiu participantes de 90 países durante o período de 7 a 13 de dezembro, com mais 190 horas de programação, 100 expositores, 330 autores nacionais, oito estrangeiros e 114 reuniões de negócios com compradores internacionais. Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal Virtual atraiu participantes de diversos países, como Estados Unidos, Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Japão, Argentina e Bolívia. Devido ao sucesso, a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo manterá todo seu conteúdo e estandes virtuais até 13 de fevereiro de 2021 pela www.bienalvirtualsp.org.br.

Com o tema Conectando Pessoas e Livros, o evento registrou número recorde de participantes às mesas de debates e teve mais de 1,338 milhão de visualizações.

“Esse foi um evento sem precedentes. Pela primeira vez, reunimos pessoas de todo o Brasil e também de diversos países do mundo nessa grande festa que é a Bienal.  Tivemos recordes de acesso aos debates.”, afirma Vitor Tavares, presidente da CBL.

Nos sete dias, além dos acessos para assistir às palestras, o público também acessou a plataforma para comprar livros, visitar estandes de livrarias e editoras e profissionais do mercado editorial puderam fazer negócios. O evento também permitiu que o conteúdo fosse mais acessível, garantindo uma Bienal mais inclusiva. Além de ser gratuito, o evento ofereceu tradução simultânea e Libras em suas palestras.

O formato digital revelou também o comportamento de navegação do público: quase 79% dos acessos foram feitos por celulares e 1% por tablets, o que facilitou a participação e compartilhamento por redes sociais. Outros 20% foram de acessos por desktop.

A escritora Iris Figueiredo, que foi mediadora da mesa “Thalita Rebouças - 20 anos de carreira” e participou do debate “Escrevendo para jovens em diferentes mídias”, destacou o diferencial da Bienal Virtual.  "Nesse momento tão difícil que estamos vivendo, foi muito bom ter um espaço para falar sobre livros e ver a Bienal romper fronteiras. Leitores que nunca participaram puderam ter a oportunidade de assistir aos bate-papos. A Bienal sempre foi muito importante pra mim, tanto como leitora quanto autora, então participar da programação como autora pela primeira vez foi inesquecível!", explica a autora de “Céu sem estrelas”.

The 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo homenageou o centenário da obra de Agatha Christie e contou com a booktuber Madame Agatha Killer como mediadora da mesa que reuniu Bel Rodrigues, Raphael Montes e Tito Prates:

“Foi muito enriquecedor e falamos do impacto mundial das obras. Para mim, uma booktuber de alcance pequeno, foi muito importante poder ser vista por um público tão amplo. Foi incrível que o evento tenha se reinventado nesse tempo de pandemia e tenha nos proporcionado essa experiência virtual. Mal posso esperar pela próxima edição”, diz Madame Agatha.

A 1ª Bienal Virtual do Livro de SP contou com Pólen®, um produto Suzano, e a Bic como patrocinadores do evento.

 

Confira algumas matérias que saíram na mídia:

 

Jornal Nacionalhttps://globoplay.globo.com/v/9086124/

SPTV - Ao vivohttps://globoplay.globo.com/v/9081318/programa/

CNN: https://www.youtube.com/watch?v=YUgr4ieVo5w

Rádio Cultura: https://cultura.uol.com.br/radio/programas/de-volta-pra-casa/2020/12/07/144_de-

SBT Ribeirão Preto com entrevista do @Vitor Tavares  a partir de 53 minutos: https://web.facebook.com/sbtrp/videos/1251249345245441/

Rádio cultura:https://cultura.uol.com.br/radio/programas/de-volta-pra-casa/2020/12/08/145_bienal-do-livro-de-sao-paulo-ganha-edicao-virtual.html?fbclid=IwAR2rEDyQYaYoSgWWNNDMSq2LkPqjL5faBfxPelXrl6lgmrtyHUrQm6cMn7I

Jornal da Record: https://www.youtube.com/watch?v=dq5VeH3WyiE&ab_channel=JornaldaRecord

Rede TV

https://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/redetvnews/videos/cultura/bienal-do-livro-e-realizada-de-forma-virtual-em-2020

Rede Difusora

https://www.facebook.com/watch/?v=215964576759630/

Clique aqui para ver outras entrevistas e matérias do evento.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media