Inspirados em um movimento internacional para atrair visitantes às livrarias e espaços culturais, após quatro meses de estabelecimentos fechados por causa da pandemia de Covid-19, Vitor Tavares (Loyola), Rui Campos (Travessa), Alexandre Martins Fontes (Martins Fontes), Marcus Teles (Leitura), Samuel Seibel (Livraria da Vila), junto com um grupo de representantes de mais de 120 pontos de venda do País, lançam, hoje (12), a campanha #tudocomeçanalivraria.
Com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a campanha tem por objetivo reforçar o protagonismo das livrarias como ponto de conexão entre livreiros, autores, editores, distribuidores e leitores.
“A livraria é o lugar de encontro entre o leitor e o livro, onde se fortalece essa conexão. Também é o espaço de prazer e de conhecimento, de troca de experiências, de lazer. É onde se vivem sonhos. A livraria física é fundamental na formação dos leitores e onde surgem muitas histórias de livros e livreiros”, resume o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares.
As livrarias respondem por quase metade das vendas de livros no país, segundo a pesquisa “Produção e vendas do setor editorial brasileiro”, de 2019. Mas o País, como todo o mundo, sofreu os impactos da pandemia, que provocou queda média de 40% nas vendas desses estabelecimentos, em relação ao ano passado.
“Mesmo compensando vendas pela internet, as editoras sentiram o baque principalmente nos resultados dos lançamentos de 2020, bem abaixo do esperado. Sem as livrarias, não houve a arte do encontro com os novos livros”, ressalta o diretor-executivo da Editora WMF Martins Fontes, Alexandre Martins Fontes.
Venha fazer parte desse movimento
Clique aqui para acessar o selo da campanha e conhecer um exemplo de como utilizar. Crie suas artes com o nome da campanha e divulgue para seus clientes. Convide seus parceiros, clientes e amigos a postarem experiências nas livrarias com a hashtag da campanha em suas redes sociais. Vamos ampliar esse movimento pelo Brasil afora!
Utilize a #tudocomeçanalivraria.