Quarta edição do Seminário da CPCLP será online e gratuita

Share:

20 de October de 2020

Quarta edição do Seminário da CPCLP será online e gratuita

O evento acontece de 9 a 14 de novembro e reúne grandes nomes da literatura e do ensino de diversos países de língua portuguesa, além de representantes de projetos sociais. O tema central do seminário em 2020 é a educação

 

A 4ª edição do Seminário "A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação", organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), já tem data marcada. O evento acontece de 9 a 14 de novembro em uma plataforma digital e gratuita.

Em 2020, o seminário se volta para os professores das escolas públicas e privadas, de países e comunidades de língua portuguesa. O evento reúne autores, editores, acadêmicos, especialistas e representantes de projetos sociais para debater o tema Educação.

O evento é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com o Sesc São Paulo, por meio da unidade do Centro de Pesquisa e Formação (CPF Sesc), sob a coordenação geral de Francis Manzoni. Além do Sesc, são apoiadores do seminário o Instituto Camões, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, Edusp, FGV, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Oficina de textos e Ordem do Graal da Terra.

"Neste momento que estamos vivendo, os debates sempre tão essenciais da CPCLP se tornam ainda mais importantes. Além de permitir o compartilhamento de experiências em tempos tão peculiares, o Seminário sempre é rico em encontros e em apontar caminhos e soluções", explica Fernanda Dantas, gerente de Relações Internacionais  da CBL.

O seminário é composto de diversas mesas de debate, que acontecem diariamente, sempre às 11h, e contará com o lançamento do livro Travessias imaginárias: literaturas de língua portuguesa em nova perspectiva, organizado por Mirna Queiroz e publicado pelas Edições Sesc. Confira a programação completa abaixo.

 

Mesa 1

Ondjaki convida professora Leopoldina Fecaiamale

O escritor angolano indicou a professora Leopoldina Fecaiamale, sua conterrânea, para uma conversa sobre o cenário da educação em Angola na pandemia. Esse encontro versa sobre problemas e soluções experimentados pelos professores de português, no intuito de cruzar vivências brasileiras e angolanas.

Mediação: Marina Toledo

Quando: 9 de novembro, segunda-feira, das 11h às 12h30

 

Mesa 2

Boas práticas de ensino em tempos bicudos

Pensando nos professores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, selecionamos experiências de ensino e ações de estímulo à leitura que dão certo. Com Laerte Breno, educador popular na Unifavela, projeto de preparação de futuros estudantes universitários que atua no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro; Ketlin Santos, mediadora na Biblioteca Caminhos da Leitura, no bairro paulistano de Parelheiros; Welk Ferreira Daniel, professor no Instituto Federal do Paraná; e Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim.

Mediação: Francis Manzoni

Quando: 10 de novembro, terça-feira, das 11h às 12h30

 

Mesa 3

Ensino de português e a questão da leitura: experiências em Moçambique, Brasil e Timor Leste

Esse encontro pretende abordar as relações entre o ensino da língua portuguesa e a formação de leitores. Com José Castilho Marques Neto, docente na FCL-UNESP, editor, gestor público e consultor na JCastilho – Gestão&Projetos – Livro-Leitura-Biblioteca; Dany Wambire, escritor e mediador de leitura em Moçambique e Zelina Roteiro, professora e vice-diretora do ensino básico na Universidade Nacional de Timor-Leste.

Mediador: Cristiano Aguiar

Quando: 11 de novembro, quarta-feira, das 11h às 12h30

 

Mesa 4

Educação depois da tempestade

Convidamos dois renomados especialistas em políticas de educação, uma brasileira e um português, a apresentarem projeções sobre o futuro do ensino no mundo depois da pandemia.

A convidada brasileira é Cláudia Costin, professora universitária e gestora pública com experiência como Ministra da Administração e Reforma do Estado, Secretária de Estado da Cultura de São Paulo, Secretária de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Atualmente, desenvolve mapeamento de práticas inovadoras na Educação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, e a Universidade de Harvard. O convidado português é Pedro Cunha, licenciado e mestre em Psicologia Educacional e diretor do programa Gulbenkian Conhecimento, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal.

Mediação: Antônio Carlos Sartini

Quando: 12 de novembro, quinta-feira, das 11h às 12h30
Mesa 5 

Clubes de Leitura 

Encontro discute o papel dos clubes de leitura no futuro do livro e das literaturas de língua portuguesa, com Juliana Gomes, uma das criadoras do projeto Leia Mulheres; Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube de Leitura Quindim; e Denise Guilherme, curadora n’A Taba, clube de livros infantis.

Mediação: Isabel Lopes Coelho

Quando: 13 de novembro, sexta-feira, das 11h às 12h30

 

Mesa 6

Educação em terras indígenas

Tema urgente na agenda brasileira, a situação atual dos povos originários é discutida nesse encontro a partir do contexto das escolas nos territórios demarcados. Em um cenário de pandemia e constantes invasões das reservas, buscamos conhecer qual é a importância da língua portuguesa para os grupos étnicos brasileiros. Com Wevito Ashaninca, professor especialista em educação nos territórios dos povos originários, e Cristino Wapichana, músico, compositor e premiado escritor do povo Wapichana, autor de A Boca da Noite.

Mediação: Marina Herrero

Quando: 14 de novembro, sábado, das 11h às 12h30

 

Lançamento de livro:

Travessias imaginárias: literaturas de língua portuguesa em nova perspectiva

(264 páginas, ISBN 978-65-86111-27-9)

Organizada por Mirna Queiroz, a obra apresenta de forma consistente um panorama crítico do que há de mais significativo na literatura de língua portuguesa. Com linguagem ensaística, o livro busca promover o diálogo dentro da própria comunidade de países de língua portuguesa e contribuir para a reflexão sobre aspectos narrativos de determinado conjunto de obras, sejam experimentais ou mais afeitos à tradição, sobre tendências temáticas, imbricações estéticas e ideológicas e ainda sobre relações de proximidade ou negação entre escritores.

Quando: 14 de novembro, sábado, às 12h30

Com Mirna Queiroz e convidados (a confirmar)

 

Serviço

4º Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

Quando: 9 a 14 de novembro, sempre às 11h

Onde: Youtube do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc:

https://www.youtube.com/cpfsesc

Aberto ao público.

Confira aqui a programação completa.

 

Sobre a CPCLP

A Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa é um órgão da Câmara Brasileira do Livro (CBL) formado por editores, professores e agentes culturais. Em atividade desde 2016, a comissão tem por objetivo estimular e fomentar ações de promoção da língua portuguesa, em diálogo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em sua atuação, tem recebido apoio de importantes entidades culturais, universidades, órgãos governamentais, consulados e, sobretudo, pessoas que trabalham pela valorização desse idioma e tem nele sua profissão.

 

 

APOIOSSEMINARIO

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media