Impactos da Proposta de Reforma Tributária no Livro e na Leitura

Share:

28 de September de 2020

Impactos da Proposta de Reforma Tributária no Livro e na Leitura

Na última quinta-feira (24), aconteceu o Seminário da Folha Impactos da Proposta de Reforma Tributária no Livro e na Leitura. O webinar foi promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

O tema do primeiro debate foi Visões sobre a taxação do livro e contou com a participação do Baleia Rossi, deputado federal, Heleno Torres, advogado tributarista, Luiz Carlos Hauly, ex deputado federal e autor da PEC 110 e Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.

De acordo com o deputado Baleia Rossi, apesar da polêmica que o tema tem gerado, a reforma tributária que está em discussão no Congresso Nacional não deve acabar com a isenção de tributos sobre o livro no Brasil.

Segundo Rossi, o projeto encaminhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que cria a Contribuição de Bens e Serviços (CBS), não será aprovado de forma isolada.

O advogado tributarista Heleno Torres, porém, não está seguro de que a isenção para livros será mantida. “Esse aumento vai destruir o setor.”

Torres lembrou que, além de elevar o preço do produto, tanto em sua versão impressa quanto eletrônica, a proposta do governo vai incidir sobre os serviços e a matéria-prima, encarecendo toda a cadeia de produção.

O presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Marcos Pereira, avalia em cerca de 20% o aumento do custo do livro no país caso a CBS seja aprovada na íntegra.

Ele apontou que o cálculo não considera o círculo vicioso que seria iniciado pelo salto nos preços, motivando uma redução na demanda por livros. “Serão menos livrarias e editoras, o que diminui a escala da produção de forma geral.”

Idealizador de uma outra proposta de reforma tributária que tramita no Senado, a PEC 110, o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) defendeu uma revolução tributária que mantenha as isenções necessárias.

“O livro tem que ter menor tributação porque, como comida e remédios, é essencial à civilização”, disse Hauly, que é economista.
Com o tema O lugar do livro na economia da cultura, o segundo debate foi composto por Ana Paula Carneiro, coordenadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Sete de Abril, João Leiva, diretor da consultoria JLeiva Cultura e Esporte e Marisa Lajolo, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Confira aqui a matéria completa da Folha de SP.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media