CBL é a nova Agência Brasileira do ISBN

Share:

3 de March de 2020

CBL é a nova Agência Brasileira do ISBN

Com mais de 70 anos representando o mercado editorial brasileiro, a entidade assume oficialmente a operação nacional em 1º de março.

Desde 1º de março, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) é oficialmente a Agência Brasileira do ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro). A organização foi escolhida pela Agência Internacional do ISBN e já abriu o sistema de emissão ao público antes do prazo, em fevereiro. A mudança de comando traz novidades para os usuários, que agora contam com um sistema para a emissão mais moderno e com prazos reduzidos.

"Com mais de 70 anos como representante do mercado editorial nacional, temos um amplo conhecimento da realidade das editoras e um corpo técnico muito competente. Usamos  todos esses ativos paro oferecer um serviço de excelência com foco sempre nos usuários", explica o Presidente da CBL, Vitor Tavares. Para a operação do ISBN no Brasil, foi designado um time com experientes profissionais de biblioteconomia para realizar o atendimento.

A entidade também já começou a operar um sistema online moderno e intuitivo, trazendo mais agilidade e facilidade às emissões. Com a mudança, o processo será mais rápido, passando de quatro para dois dias úteis. "Nosso objetivo foi criar um sistema descomplicado, simples de usar e efetivo, tanto para as editoras, que conhecem todos os trâmites e precisam da maior rapidez possível, quanto para os usuários finais. Já tivemos um período de testes em fevereiro, realizamos ajustes e novas implementações e vamos iniciar a operação da melhor forma possível", explica o Coordenador de TI da CBL, Diego de Castro.

Agências nacionais

As agências nacionais de registro, grupo do qual a CBL agora faz parte, são designadas pela Agência Internacional do ISBN para garantir, criar, gerenciar e manter registros de ISBN, metadados e dados administrativos em suas regiões. Também devem atuar para garantir o fornecimento constante do registro, corrigir ISBNs imprecisos e metadados do ISBN. Ainda é necessário disponibilizar o ISBN e os metadados associados a outras agências de registro e usuários do sistema ISBN, além de promover, educar e treinar os profissionais para a utilização do sistema localmente.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media