CBL e SNEL apresentam as novidades da Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro Ano-Base 2019

Share:

8 de January de 2020

CBL e SNEL apresentam as novidades da Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro Ano-Base 2019

CBL e SNEL apresentam as novidades da

Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro Ano-Base 2019

Importante estudo anual sobre os números e perfil do mercado será divulgado em abril

 

Conteúdo digital deve ganhar mais visibilidade na próxima edição da pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, que ainda assim seguirá com destaque para os livros físicos. O levantamento, que será apresentado em abril deste ano, terá como base os dados de 2019. Nesta 16ª edição do estudo, coordenado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Nielsen Book será a parceira das instituições na produção do mapa da produção editorial brasileira. A Nielsen entra no lugar da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que ao longo de 15 anos ajudou as entidades na coleta e análise desses dados.

CBL e SNEL garantem que a pesquisa seguirá os mesmo critérios de antes, que continuará por ora com o mesmo modelo de questionário consolidado ao longo dos últimos anos. Segundo os coordenadores da pesquisa, a nova gestão na apuração dos dados não deverá ser sentida pelas editoras. Para garantir a continuidade do modelo de estudo, a economista Mariana Bueno passa a integrar o time da Nielsen, continuando à frente da pesquisa e em contato com as empresas do setor livreiro. Um outro ponto favorável é o fato da Nielsen ser uma empresa bastante conhecida do segmento, uma vez que já tem parceria com o SNEL na pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, que divulga, mensalmente, os números de livros vendidos e faturamento do mercado.

Vale lembrar que a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro analisa as publicações de livros no Brasil, dispondo o ano anterior como base. O estudo apresenta também a performance do mercado como um todo e de cada um dos seus quatro subsetores: Didáticos; Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP); Obras Gerais e Religiosos.

As editoras começam a responder os questionários a partir do dia 15 de janeiro. Já a  apresentação da pesquisa para toda a imprensa deverá acontecer no final do mês de abril, assim como foi em 2019.

 

 

 

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media