CBL cobra ministro da Casa Civil

Share:

29 de October de 2018

CBL cobra ministro da Casa Civil

O mercado editorial brasileiro encolheu 21% nos últimos 12 anos segundo dados da série histórica da pesquisa FIPE. Essa crise que já ultrapassa uma década gerou perda de R$ 1,4 bilhão para o setor, o resultado disso são menos títulos publicados e redução na produção.

Gigantes como Editora Abril, Livraria Cultura e Book Partners pediram recuperação judicial. A Saraiva, maior cadeia de livrarias do país, passa por dificuldades para honrar pagamentos com credores.

A prática de descontos e concorrência pelo menor preço prejudicou o setor, o consumidor perdeu a noção do valor do livro. De uns tempos pra cá, nossos negócios passaram a competir pelo desconto. Nenhum negócio resiste a esta prática. Boa parte dessa crise é oriunda disso.

A Câmara Brasileira do Livro – CBL – integrante do GT Mercado Editorial – em reunião com representantes do setor no mês de setembro deste ano, elaborou uma proposta para detectar ações que cooperem com a recuperação e continuidade dos negócios do mercado uma vez que a situação é bastante preocupante.

A situação é bastante delicada, acreditamos que, nesse momento, a Medida Provisória que está na Casa Civil, resultado o Grupo de Trabalho (GT) da Crise encabeçado pelo Ministério da Cultura (MinC) pode alavancar o setor. A propositura legislativa quer apresentar uma “Política Nacional de Regulação do Comércio de Livros” cujo objetivo é fortalecer o setor e torná-lo mais saudável. Precisamos de um instrumento para sair dessa crise. Não temos mais tempo. Não faz sentido isso não andar com a celeridade que a situação exige. O momento político é conturbado, mas a crise do setor é monstruosa e precisamos pressa.

A CBL encaminhou em 26/10/18 ofício ao Ministro Padilha da Casa Civil, alertando para a gravidade do momento e solicitando o seu empenho para que a propositura legislativa seja apresentada.  Não temos mais tempo.

A CBL acredita que com o compromisso do setor, do governo e da sociedade poderemos nos ver em tempos melhores, com o fortalecimento e crescimento do mercado editorial e da fundamental inclusão de milhares de brasileiros no rol de leitores, capazes de construir uma história vitoriosa.

A leitura é determinante para ampliar a maneira como se percebe o mundo, aprimorando o raciocínio humano contra preconceitos e a liberdade de ideias.

 

 

 

 

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media