Panorama CBL 2017 - por Luís Antonio Torelli

Share:

19 de December de 2017

Panorama CBL 2017 - por Luís Antonio Torelli

Caros colegas,

Ao final de mais um ano, permeado de desafios, é preciso vislumbrar o futuro, que nos exige imensas responsabilidades. Temos muito a fazer pelo livro, na sequência do muito que já foi realizado.

Sabemos da importância em investir na cultura para o desenvolvimento do povo brasileiro. Trabalhamos firmemente nas ações políticas em defesa do nosso mercado, sempre com a meta de ampliação das oportunidades para o livro e a leitura.

A CBL monitora mais de 500 projetos de lei no Congresso Nacional. Foram diversas idas à Brasília para tratar de assuntos pertinentes do setor, como o PNLE – (Política Nacional de Leitura e Escrita) que está em reta final para ser aprovado na comissão de Constituição e Justiça e depois seguirá para sansão presidencial.

Destaco também que os projetos prejudiciais ao setor foram fortemente combatidos e tiveram resultados satisfatórios.

Com o Ministério da Educação, fizemos diversas reuniões para pressionar o governo a cumprir seu papel junto ao estado, adquirindo mais livros aos nossos estudantes e nossas bibliotecas.

Ainda não atingimos nossa meta sobre a compra de livros, mas a batalha continua em 2018. Um mercado sólido e forte, com políticas claras, significa mais oportunidade de acesso à cultura a milhões de brasileiros.

E para tudo isso, somos intransigentes na defesa dos valores fundamentais do nosso setor e das sociedades democráticas: a liberdade de pensamento e de ideias e a valorização da nossa cultura. A CBL busca constantemente que suas posições e atitudes possam refletir essas nossas crenças.

Este ano foi marcado por muitos êxitos para nosso setor e para a CBL. Foram importantes conquistas em prol da leitura e do livro.

Também quero destacar algumas ações onde empenhamos grandes esforços: Trabalhamos muito para o estímulo ao livro, ampliando o apoio em feiras e eventos literários em todo o Brasil.

Em outubro lançamos a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, inovadora e vitoriosa – é assim que a consagramos. Promovemos mudanças importantes, sempre buscando o aperfeiçoamento e adequação às transformações do mercado.

O desafio é grande, mas estamos trabalhando firmemente para que o maior evento literário da América Latina seja um sucesso de público e de vendas.

Não podemos deixar de mencionar nossa atuação internacional. Entre as iniciativas do Brazilian Publishers, uma parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) destaca-se o fomento à participação das editoras em diversas feiras internacionais, para alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro.

Participamos das principais feiras internacionais - Bolonha, Frankfurt, Guadalajara, Medelin e Sharjah, além das rodadas de negócios realizadas na CBL com editores da China, dos Emirados Árabes e com os editores vencedores da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do Prêmio Jabuti.

Esta atuação nos permite acompanhar o que tem acontecido mundo afora com o mercado editorial e livreiro, e, também, avaliar iniciativas e práticas internacionais que nos dão subsídios para pensar em soluções para nossas questões nacionais.

Fechamos nosso calendário de grandes eventos em 2017 com o Prêmio Jabuti; prova incontestável da qualidade do livro brasileiro, de nossos autores, todos os profissionais que participam de sua produção, editoras e empresários do setor.

É preciso enfatizar, ainda, o êxito do Prêmio Jabuti, no qual incluímos algumas boas novidades, somadas à sua alta credibilidade e inigualável prestígio.

Ao término deste ano, as palavras que quero dizer neste momento são de agradecimento.
Enalteço o excelente trabalho e profissionalismo dos colaboradores da CBL, agradeço o empenho dos diretores e a dedicação dos vice-presidentes Hubert Alqueres, Luciano Monteiro e Vitor Tavares e da diretora executiva Fernanda Garcia. Com o comprometimento de toda esta equipe, conseguimos atingir nossas realizações ao longo do ano.

Agradeço também aos associados da CBL, ao mercado editorial e a todos os nossos parceiros pela confiança depositada.

Em 2018 vem aí mais uma edição da 25ª Bienal Internacional do Livro de SP. A Bienal é o espaço ideal para comemorar vitórias e compartilhar da alegria em favor do livro e da leitura.

O livro e a leitura são a nossa causa! Que sejamos vitoriosos na sua defesa e fomento!

Muita saúde, paz, alegria e realizações para todos vocês e suas famílias neste Natal e no novo ano!

Muito obrigado!

Luís Antonio Torelli
Presidente of the Brazilian Book Chamber

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media