Um case de sucesso – Editora Contexto

Share:

1 de August de 2017

Um case de sucesso – Editora Contexto

Confira o depoimento de Prof. Jaime Pinsky - Diretor Editorial

A Editora Contexto surgiu em 1987, com o objetivo de estabelecer um compromisso sério e consequente entre o conhecimento e o mercado, com muita agilidade operacional. Eu era um historiador e trabalhava em universidade, mas paralelamente tratei de ganhar experiência como consultor, editor e coordenador de coleções em diversas editoras. De resto, havia criado e dirigido por 5 anos a Editora da Unicamp.

Faltava capital, mas isso foi contornado com a eliminação, ao máximo, dos custos fixos: a Editora foi montada em minha própria casa. Esposa e filhos se envolveram. Mirna coordenava a área de livros infanto-juvenis, Daniel emitia notas e ajudava na logística.

A Contexto começou com pequenos livros escritos por especialistas, nas áreas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Linguística. O conteúdo bem elaborado e preços competitivos garantiram um bom resultado, base do que viria depois.

A trajetória foi trabalhosa, mas exitosa. A Contexto arriscou até três títulos em livros didáticos de primeiro grau, com vendas que superaram um milhão de exemplares. Sucessos relâmpagos, fundo de catálogo, bom nome na praça: chegara o momento de crescer. A Editora tinha distribuidores competentes, ótimos prestadores de serviços, dedicados coordenadores de coleção. Começava a ser muita coisa para um diretor solitário que, além de tudo, dedicava um dia por semana à CBL, participando da diretoria da entidade. Para minha alegria dois de meus filhos, em diferentes momentos e circunstâncias, demonstraram interesse em participar da Editora. A entrada de Daniel como sócio (há mais de duas décadas) manteve a Editora na sua trajetória de crescimento sólido, num período de muita turbulência no mercado. Há pouco mais de dez anos juntou-se a nós minha caçula, Luciana.

Graças ao modelo que estabelecemos tem sido possível ousar um pouco mais, produzir excelentes livros-texto, obras destinadas a um público mais amplo, traduções e títulos de referência. Mas não dormimos sobre os louros e continuamos criando e nos renovando, em todos os setores da empresa. A criação de um novo site moderno e mais funcional, participação assídua nas mídias sociais, presença em eventos no Brasil todo e, mais que tudo, o enriquecimento do nosso catálogo são mostras de nossa preocupação com a atualização permanente na forma para viabilizar o compromisso que assumimos desde a inauguração da Editora.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media