Um case de sucesso – 35 anos Grupo Scortecci

Share:

15 de August de 2017

Um case de sucesso – 35 anos Grupo Scortecci

por João Scortecci

Nasci em Fortaleza, Ceará, em 1956. Moro em São Paulo, capital, desde 1972. Fiz minha estreia literária em 1973, na Revista Poetação (FAU/USP) com a poesia Mulher de Rua. Fui membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, de 1997 até 2006, Diretor da União Brasileira de Escritores, em três gestões, Diretor Adjunto e Vice Presidente da Câmara Brasileira do Livro, em três gestões.

Sou Diretor-Presidente do Grupo Scortecci, Diretor do Espaço Scortecci, Diretor Editorial da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Membro do Conselho Editorial da Revista Abigraf, Editor do Portal Amigos do Livro e docente da Escola do Escritor.

Recebi como autor os prêmios literários: Prêmio Sesquicentenário da Independência (1972) e Prêmio Itajaí de Poesia, com o livro O Eu de Mim (1982) e como editor os prêmios Jabuti, APCA, Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras e PEN clube.
Tenho doze livros publicados, que somam mais de 40 edições, com destaque para as obras: A Morte e o Corpo, O Eu de Mim, Água e Sal, Na Linha do Cerol, A Maçã que Guardo na Boca, Guia do Profissional do Livro (coautoria com Maria Esther Mendes Perfetti), e os livros infanto-juvenis O Touro de Ouro, O Peixe Voador, A Pulga Elétrica e As Aventuras de Olga Wap.
As raízes da Scortecci estão no Poeco, grupo literário que nasceu em 1978, dentro da Universidade Mackenzie, em São Paulo. O grupo publicou quadro antologias, de nome ENSAIOS, livros individuais e coletivos, num total de 41 títulos. São dessa época são os livros Memória Interior (individual), Relógio de Sol e Papel Arroz (coautoria). Com o término do período universitário o grupo encerrou suas atividades. Na época fui o único interessado em continuar profissionalmente no negócio do livro, publicando antologias, livros de novos autores e organizando concurso e prêmios literários.

Em 1982 encerrei as atividades do Poeco, pedi demissão de Gerente Comercial da FK Equipamentos e em uma sexta-feira, no dia 13 de agosto de 1982, abri a Scortecci Editora, hoje Grupo Editorial Scortecci, com 9 mil títulos em primeira edição, 5 selos editorias, gráfica própria com tecnologia digital de ponta, livraria, central de logística, 11 sites da internet, 2 plataformas de serviços para autopublicação, espaço para eventos, lançamentos de livro, cursos, palestras e oficinais literárias.

A Scortecci em sua história conserva os mesmos objetivos e propósitos desde a sua fundação em 1982: publicar livros, organizar e apoiar concursos e prêmios literários, realizar recitais e eventos culturais, editar e coordenar antologias de novos talentos, desenvolver o mercado literário através de cursos, palestras e oficinas, trabalhar pela formação de bibliotecas e fomentar o hábito da leitura.

Viver é fazer da vida um poema sem-fim.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media