Por unanimidade, STF isenta livro eletrônico de imposto

Share:

9 de March de 2017

Por unanimidade, STF isenta livro eletrônico de imposto

Para o tribunal, a medida é uma forma de democratizar o conhecimento

por Carolina Brígido

08/03/2017 16:19 / Atualizado 08/03/2017 20:49
BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta quarta-feira imunidade tributária a livros eletrônicos. O benefício está previsto na Constituição Federal para livros, jornais, periódicos e o papel destinado à impressão. Agora, também ficará isento de imposto os chamados e-books. Por unanimidade, os ministros concordaram que esse tipo de publicação é apenas uma modernização dos livros de papel e, por isso, merecem receber o mesmo tratamento tributário. Para o tribunal, a medida é uma forma de democratizar o conhecimento e ampliar o acesso à educação e à cultura.

— Não quero deixar de salientar a circunstância de que a censura tem as mais variadas formas e ardis para buscar o seu intento. Por esses mecanismos de dificuldade financeira para acesso é que nós construímos sociedades desiguais e desigualitárias. Nem todo mundo tinha acesso nem tem acesso hoje nem a bibliotecas, nem a escolas. E, com isso, você discrimina e desiguala de maneira desumana e indigna as pessoas. E por isso mesmo é que esses mecanismos tem a força agora de proporcionar, alargar o direito à informação o direito a cultura o direito a educação, o direito de informar e de ser informado para muito além da liberdade de imprensa — disse a presidente.

O ministro Luiz Fux ressaltou que os livros eletrônicos são uma evolução do livro tradicional e cumprem a mesma função na sociedade. Por isso, não poderia ser tributado também.

— Afinal, não é preciso matar árvores para garantir a liberdade de informação por meio da mídia — declarou Fux.

O recurso que foi julgado é de autoria do governo do Rio de Janeiro e chegou ao STF há mais de 14 anos. Também foi julgado um recurso, de autoria da União, questionando a imunidade tributária na importação de pequenos componentes eletrônicos que acompanham material didático de curso de montagem de computadores. O tribunal também proibiu a cobrança de imposto desse tipo de equipamento.

Para a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, criar dificuldade financeira para as pessoas acessarem os livros eletrônicos e outras fontes de conhecimento é uma forma de censura.

 
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO APROVA A MEDIDA

A advogada Fernanda Gomes Garcia, diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro, diz que, como observa o texto do relator do processo, ministro Antonio Dias Tóffoli, com a evolução tecnológica hoje o livro é concebido de várias formas, e que, como o papel, os e-readers são um suporte para as obras e, portanto, devem estar imunes à tributação.

— A decisão do STF é positiva. A CBL já defendia que o formato digital deveria ter o mesmo tratamento e, portanto, há um avanço — disse.

 

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media