Crise nas Livrarias - Vendas de livros no Brasil caíram quase 11% em 2016

Share:

3 de March de 2017

Crise nas Livrarias - Vendas de livros no Brasil caíram quase 11% em 2016

Após anunciar o fim das operações no Brasil, a Fnac comunicou que não vai fechar as portas, mas precisa de um sócio para se manter em pé. A informação abalou ainda mais o mercado de livrarias no país, que vem sofrendo fortemente os impactos da crise econômica nos últimos três anos. Para entender melhor esse cenário, a rádio CBN conversou com Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, e outros profissionais do setor (ouvir

Por Renata Colombo

Após anunciar o fim das operações no Brasil, a livraria francesa Fnac comunicou que não vai fechar as portas, mas precisa de um sócio para se manter em pé. A informação abalou ainda mais o mercado de livrarias no país, que vem sofrendo fortemente os impactos da crise econômica nos últimos três anos.

As vendas de livros caíram 10,8% em 2016 e o faturamento foi 3,1% menor em comparação ao ano anterior. E 2015 só não foi pior graças aos livros de colorir, que garantiram certa estabilidade.

O Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, lamenta que o país esteja perdendo livrarias e também leitores. 'Veja que nós temos 5,1 mil cidades e 1,3 mil livrarias. Está muito abaixo daquilo que a Unesco recomenda', comentou.

Um bom exemplo disso está no centro de São Paulo. No entorno do marco zero da cidade, onde cafés e livrarias já fizeram parte da paisagem, ao menos cinco pequenas livrarias fecharam. O gestor cultural e comentarista da CBN, Afonso Borges, de Belo Horizonte, diz que faltam incentivos para as lojas que estão fora dos shoppings. Para ele, é o momento de impulsionar a recuperação do setor.

'Faltam pessoas da Câmara Brasileira do Livro, do BNDE e de bancos de desenvolvimento regionais para que incentivem a reabertura de livrarias de rua', explica.

Mas se engana quem pensa que o livro de papel foi substituído pelo digital. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros diz que o desempenho dos chamados e-books ainda está em estudo, mas já é possível afirmar que não são eles que estão 'roubando' leitores dos livros tradicionais e sim, a crise econômica.

Para aplacar os efeitos da crise, a Câmara do Livro quer colocar em prática um projeto de planos de negócios para quem quer investir em livrarias.

'O livro digital ocupa algo em torno de 3% na venda total de livros. Isso está relacionado à crise financeira. Afinal, livro não é um item de primeira necessidade, infelizmente.'

Os hábitos de leitura dos brasileiros também não ajudam a alavancar esse mercado. A última edição da pesquisa 'Retratos da Leitura', encomendada pelo Instituto Pró-Livro, aponta que 44% dos brasileiros não têm o costume de ler quem admite ser um leitor, não lê mais de cinco livros por ano.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media