A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Fernanda Garcia, foi nomeada como nova tesoureira da Agência Internacional do ISBN. O anúncio aconteceu durante o primeiro dia da reunião geral anual realizada no dia 12, em Rabat, capital do Marrocos. Apesar do difícil momento enfrentado pelo país após o forte terremoto que atingiu a região no último dia 8, o encontro pôde ser realizado em razão do comprometimento e da dedicação dos profissionais e das instituições marroquinas.
A reunião ocorreu na Biblioteca Nacional do Reino do Marrocos e sua programação incluiu debates sobre temas relevantes para a atuação da Agência, tais como “Inteligência Artificial: Impactos desta tecnologia no futuro das publicações e no papel das agências” e “QR Codes: Potencial no âmbito do ISBN, visando inovações na identificação de obras”.
A Agência Internacional do ISBN é responsável por discutir as principais questões que afetam o sistema no mundo. Em julho, Fernanda foi reeleita para o Conselho Administrativo da entidade, garantindo a sua participação nas discussões por mais três anos. A diretora-executiva da CBL participa do Conselho desde 2021, um ano após a entidade começar a emitir o RG do livro no Brasil como agência oficial do ISBN.
A Agência Francesa do ISBN será a anfitriã da próxima reunião geral anual, marcada para 2024 na cidade de Paris.