26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz espaço com programação dedicada às tendências do mercado editorial
Entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte, profissionais do setor editorial e demais interessados terão um espaço exclusivo na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Papo de Mercado Metabooks.
Leonardo Neto, curador do Espaço, explica que a curadoria se baseou em escolhas que apontassem soluções para o desenvolvimento do mercado editorial. “A melhor forma de uma indústria se desenvolver é ela pensar sobre si e entender o seu percurso. Partindo desta premissa, o Papo de Mercado Metabooks se destina a ser um espaço de debates no qual atores importantes do mercado brasileiro e internacional discutirão o futuro desta indústria. Da diversidade às grandes novidades; das relações com outros setores econômicos à internacionalização da literatura brasileira: tudo será apresentado na arena”, conta.
Confira alguns destaques da programação
05 DE JULHO – 14H
Uma das hipernovidades que despontaram no cenário mundial foi o metaverso. O tema parece obrigatório em todas as discussões de negócios. As virtualidades serão complementares às realidades? Haverá uma curva de adoção ou é apenas fogo de palha? Há oportunidades para editoras no metaverso? As realidades virtuais e aumentadas já estão postas, mas será que editores as exploram de forma eficiente? Eduardo Acquarone, um grande estudioso do tema, conversa com Gabriela Dias sobre tudo isso.
06 DE JULHO – 10H
Como salvar sua livraria – James Daunt (Waterstones / Barnes & Noble) é entrevistado por Thales de Menezes, editor-chefe do PublishNews
A mesa mergulha no pensamento de James Daunt, o livreiro que salvou da falência a maior rede de livrarias da Grã-Bretanha e hoje dá providencial impulso à maior dos Estados Unidos: respectivamente, Waterstones e Barnes & Noble (da qual é CEO desde 2019). Recentemente, reportagem do New York Times mostrou que parte da estratégia de Daunt como “executivo-salvador” se concentra em dois aspectos: dar autonomia a gerentes de lojas para que decidam o que comprar com base nas vendas e gostos locais; e concentrar esforços na venda de livros, e não de outros produtos. O que terá ele a ensinar aos colegas brasileiros?
07 DE JULHO – 14h30
Por que a diversidade importa para o mercado editorial? Fernando Baldraia (Companhia das Letras), Nicole Mahier (Jandaíra), Flávia Santos (Megafauna), Felipe Brandão (Planeta), Marcos Barros (Catavento) e Raquel Menezes (Oficina Raquel) – Mediação: Taty Leite
Há futuro da indústria do livro sem diversidade? E entendendo por diversidade não só a diversidade de temas, mas também de autoria, de personagens, e sobretudo, de mão-de-obra? Profissionais de diversos ramos da indústria do livro debatem o tema.
09 de JULHO – 18H30
#BookTokBrasil: uma conversa sobre livros e o TikTok, com Diego Moreno – Mediação: Maju Alves
O TikTok se destacou, nos últimos anos, como uma plataforma importante na divulgação de livros e no engajamento de leitores. A comprovação se vê nas listas dos mais vendidos, que passaram a ter presença garantida de livros que fazem sucesso na plataforma. Como resposta, o TikTok abraçou a leitura com muita força. Nesta mesa, a Maju Alves, criadora de conteúdos sobre livros no TikTok, entrevista Diego Moreno, responsável por acompanhar parcerias de conteúdo orgânico de marcas e empresas nas áreas de educação e ciência. Ele vai falar como seu conteúdo pode ajudar seu negócio de livros a performar melhor por meio do conteúdo no TikTok!
Mais informações sobre a programação pelo www.bienaldolivrosp.com.br ou por nossas redes sociais.